Conecte-se conosco

Sem categoria

Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos completa 80 anos

Publicado

em

Nesta segunda-feira dia 17 de julho , nosso querido GINÁSIO PINHALENSE DE ESPORTES ATLÉTICO , G.P.E.A. o apaixonado DIABO DA SERRA como descrito no hino do clube, que nos deu muitas alegrias no futebol e também na área social, está completando 80 anos, parabéns população PINHALENSE. O Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos é uma agremiação do município de Espírito Santo do Pinhal (SP). O clube foi Fundado no dia 17 de Julho de 1937. A sua Sede fica localizada na Avenida Oliveira Mota, 01 – Centro de Espírito Santo do Pinhal. O time mandava os seus jogos no Estádio Municipal Fernando Costa com capacidade para 5 mil pessoas.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

O clube debutou no futebol profissional em 1948, repetindo o feito em 1949 e 1950. Depois de 25 anos de paralisação, retornou em 1976. Teve mais de 15 participações no Campeonato Paulista de Futebol, a maioria na Segunda Divisão (atual A2).  Em 1977, até então sua única participação Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A-3), sagrou-se campeão, seu único título, retornando à divisão de acesso.  Em 1978 o Ginásio Pinhalense enfrentava a Inter de Limeira em um jogo decisivo pela Segunda Divisão do Paulista (Série A2), e no final do jogo saiu uma briga horrorosa com invasão de campo e tudo mais, provocadas pelos torcedores da Inter que perdiam o jogo, pois com esse resultado o Ginásio subia para a primeira divisão. O GPEA foi punido pela FPF e a Inter de Limeira subiu e alguns anos depois foi campeã paulista. No século XXI, o Diabo da Serra (como é chamado) não conseguiu obter bons resultados. Último ano que realizou boa campanha foi em 2004, na extinta Série B2 (Quinta divisão) onde o clube ficou muito próximo do acesso. Devido muitos problemas enfrentados por parcerias que não deram certas, em 2007 o clube se afastou do futebol, e não retornou até os dias de hoje. Polêmica de 77 As informações são meio controversas. Consultando o pessoal de Pinhal, afirmam que a equipe foi campeã após a vitória sobre o Pirassunguense por 3 a 1. Na realidade o jogo com o Amparo foi bem tumultuado e a FPF resolveu cancelar e remarcou para 25/02/78. Se o Pinhalense perde-se, o Radium ascenderia à Divisão Intermediária. O jogo foi 1 a 0 e o Pinhalense proclamado campeão (por ter mais pontos que o Linense – 12×10). Porém, o regulamento previa a acesso dos campeões de suas séries (Pinhalense e Linense). Atualidade Em relação ao profissional, ainda não se tem informações se o GPEA irá voltar. Mas este ano foi postado em sua rede social o certificado de filiação 2017 na Federação Paulista de Futebol. Por enquanto resta apenas essas lindas imagens como lembranças de uma boa época e a esperança do retorno de um grande time. 

O DIABO DA SERRA – Mascote do time
Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Portal de Pinhal - CNPJ 32.963.468/0001-78 - Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.