Connect with us

Sem categoria

Na terra do café: as trilhas de Espírito Santo do Pinhal (SP) reservam muitos desafios aos viajantes

Publicado

em

Viajar para Espírito Santo do Pinhal é uma oportunidade de conhecer um pouco de nossa história e curtir as belas rodovias que levam até lá. Mas, para quem gosta de off-road, o destino é ainda mais atraente. Normalmente não se planta café em terrenos planos – logo, região de café é uma garantia de subidas e descidas, o relevo ideal para trilhas. Para desbravar alguns destes caminhos, nos juntamos a um grupo de pilotos da região. O ponto de encontro ideal é a fachada da loja MZe Motos, na praça Treze de Maio, número 39, no centro. É só combinar com o José Fernando, que ele agiliza tudo. Entrando na cidade, siga para a Avenida Washington Luiz (com canteiro no meio) até a rotatória. Nela, há um posto. Siga pela esquerda do posto e você estará na Rua Barão de Mota Paiva. Continue até encontrar uma praça, ao lado direito. Siga em frente e, no fim da praça, à esquerda, você verá a Loja MZe Motos. Para facilitar, agende tudo com antecedência e leve o guia Néco, trilheiro que conhece bem a região. Demos início ao passeio seguindo para a Trilha da Pedra do Lírio e a Trilha do Morro do Corezzola.

SOBE E DESCE As saídas para as trilhas locais se dão por estradas vicinais. Quando você menos esperar, se verá em meio a uma plantação de café com uma subida de terra seca, com muitos galhos e bastante íngreme. Ali, as motos não conseguem aderência – logo, bastante técnica será exigida. Depois da subida, o caminho cruza por plantações de café. Dependendo da época, você poderá aproveitar para experimentar um cafezinho direto do pé. Isso mesmo: é só pegar os frutos bem vermelhos, chupar e jogar a semente. É saboroso! Continue a pilotar e você terá, pela frente, erosões, subidas e decidas. Após algumas trilhas de gado, chega-se a uma laje de pedra com um belo visual. Continue a acelerar em meio a uma mata fechada e você encontrará a paisagem mais bela da região. Aproveite para descansar e curtir o visual. Depois, acelere novamente. Deste ponto em diante, você vai encarar descidas cheias de pedras, barro, mato e tudo o que o trilheiro gosta. Pouco depois, avistará uma casa abandonada e um curral que demarcam o ponto onde pode-se beber a água pura que corre pela serra. Sobrevém uma longa descida, com muitas pedras e alguns trechos molhados.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

MAIS AVENTURA Depois, será hora de cruzar um milharal. Continue a acelerar e, em meio a muitas subidas e descidas, em determinado momento, você estará no alto de uma montanha. De um lado, estará Espírito Santo do Pinhal (SP) e do outro, Jacutinga (MG). Se optar por descer até Jacutinga, uma lisa descida o espera. Neste trecho, será difícil manter-se em pé, já que a descida é em meio à mata e, devido às sombras e ao tipo de solo, fica muito escorregadia. O uso do freio deve ser moderado – do contrário, é “chão” na certa! Uma vez em Jacutinga, experimente um prato da culinária local – mas não abuse, que há mais aventura à frente! Lembrando que o regresso pode ser feito por trilha, estrada de terra ou asfalto/terra.

AMIGOS Durante esta reportagem, tivemos, como parceiros, os trilheiros Valter Franco, Valmir Vicente, Marcos Roberto Ferreira (Marquinho), Diego, Adriano Biazoto, João Carneiro, Ricardo Gino, Neco, Cristiano (Frango Veloz), Alexandre Mizukami, Luiz Carlos Polydoro, Rubian e Mortadela. Para curtir as trilhas da região, entre em contato com José Fernando pelo telefone: (19) 3651-6095. Leve água e tente sair, no máximo, às 09h00, para aproveitar tudo o que a região oferece. Tente marcar uma parada no Restaurante Tijoleiro, em Jacutinga (MG). Ali é servida uma deliciosa leitoa à pururuca. COMO CHEGAR A partir da capital paulista, siga pela SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a SP-065 (Rodovia Dom Pedro I); e depois, SP-340 (Rodovia Governador Ademar Pereira de Barros e Rodovia Deputado Mario Beni). Acesse, então, a SP-344 (Rodovias Vereador Rubens Leme Asprino, Dom Tomáz Vaquero). Serão 202 km de viagem. ONDE DORMIR Pinhal Palace Hotel (19) 3651-2341 www.pinhalpalacehotel.com.br ONDE COMER O Celeiro (19) 3651-6748 Fica na estrada Pinhal/Albertina, Km 1 (funciona apenas aos domingos) W Bassi (19) 3651-1871 Av. Oliveira Motta, 39 – Centro Bar e Restaurante Tijolreiro (35) 3444-1026/9915-4721 Fica em Jacutinga (MG), na área rural, bairro de São Luiz. Funciona de terça a sábado e o melhor é reservar o almoço com antecedência. É um estabelecimento muito simples, mas os proprietários são excelentes anfitriões. E a leitoa à pururuca e o frango a passarinho com polenta são deliciosos! Texto: Egon Jenckel/Trinity Ronzella Fotos: Trinity Ronzella – motoadventure.com.br *Matéria publicada na edição #151 da revista Moto Adventure.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espirito Santo do Pinhal

Previsão é de frio e chuva neste fim de semana em Espírito Santo do Pinhal

Publicado

em

Previsão é de frio e chuva neste fim de semana em Espírito Santo do Pinhal

Depois de dias quentes e com céu aberto, atípicos para o inverno, que se iniciou no último sábado, Espírito Santo do Pinhal (SP) deve ter um fim de semana com queda nas temperaturas e grandes chances de chuva, principalmente neste sábado (27), segundo informações do site Climatempo.

A frente fria começou a aparecer já na manhã deste sábado (27), trazendo nuvens carregadas e fortes ventos. A previsão indica que pode chover até 8mm e os termômetros marcarão entre 22° e 14°C.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

No domingo, o céu deve continuar nublado e ainda há chances de chuva, no entanto, são previstos apenas 5mm. O frio também permanecerá, com mínima de 13° e máxima de 21°C.

Confira mais detalhes da previsão do tempo para o fim de semana em Pinhal:

Previsão é de frio e chuva neste fim de semana em Espírito Santo do Pinhal
Previsão é de frio e chuva neste fim de semana em Espírito Santo do Pinhal
Clique para ler

Sem categoria

Qualificação na quarentena: Capes oferece 25 mil vagas para cursos on-line e gratuitos

Interessados podem se inscrever no site da Capes

Publicado

em

Qualificação na quarentena: Capes oferece 25 mil vagas para cursos on-line e gratuitos

Para proporcionar qualificação a milhares de estudantes, 25 mil vagas para cursos on-line e gratuitos são ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para quem está em busca de aperfeiçoamento profissional em diferentes áreas. Para ter direito às formações, é preciso se cadastrar na Avacapes até o próximo dia 26.

As formações oferecidas possuem 60 horas de duração e têm como público-alvo estudantes de graduação, concluintes do ensino médio e alunos matriculados na Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Após a conclusão do curso, os estudantes receberão um certificado emitido pela Capes com a carga horária cumprida. Confira alguns dos cursos disponíveis na plataforma:

Português 2020

O material do curso aborda desde os conceitos básicos de texto, passando pelos processos e desafios da leitura e da escrita, até chegar a níveis mais avançados de interpretação e de escrita no meio acadêmico. Os minicursos possibilitam o contato inicial com os conceitos, processos e desafios da leitura, da interpretação e da escrita. Os cursos ofertados são:

– Coerência textual: sentido global do texto

– Principais fatores envolvidos no estabelecimento da coerência textual

– Concordância nominal e verbal

– Regência nominal e verbal

– Descrever, narrar, expor e argumentar

– Gêneros textuais: formas de ação linguística

Matemática 2020

Esta série de minicursos é destinada para quem precisa aprender um pouco mais sobre matemática, bem como potencializar a compreensão das habilidades e características relativas à disciplina, como estratégia de expressão do material e do imaginário humano, promovendo oportunidades de expansão e troca de informação e de conhecimentos no universo acadêmico. O curso aborda: 

– Conjuntos numéricos e as operações fundamentais

– Potenciação e Radiciação

– Equações

– Funções

Tecnologias da Informação e Comunicação 2020

As temáticas apresentadas e discutidas nos minicursos que compõem este material de TICs buscam oferecer suporte técnico e também desencadear uma série de reflexões que servirão de base e fundamentação para leitura e estudo de pessoas interessadas nessa área. 

O objetivo é dar suporte técnico às pessoas interessadas em conhecer um pouco mais o cenário atual dos recursos tecnológicos, bem como potencializar suas qualificações na área da tecnologia digital, promovendo oportunidades de expansão e troca de informação e de conhecimentos no contexto onde atuam. Para isso, há disponíveis três minicursos: 

– O estudante de EaD

– Sociedade em rede 

– Educação a Distância

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Clique para ler

Espirito Santo do Pinhal

Por 14 mil, Prefeitura de Pinhal adquire 40 termômetros infravermelho

Publicado

em

Por 14 mil, Prefeitura de Pinhal adquire 40 termômetros infravermelho

A Secretaria Municipal de Saúde de Espírito Santo do Pinhal publicou um despacho nesta terça-feira (09), autorizando a compra de 40 unidades de termômetro corporal digital infravermelho portátil para fins de prevenção e combate ao novo coronavírus.

Segundo a prefeitura, os termômetros serão utilizados nas barreiras sanitárias do municípios, nas Unidades Básicas de Saúde e no Posto de Atendimento Avançado.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Sete empresas participaram da cotação de preços. A empresa vencedora foi a Marchiori & Peigo Ltda, de Espírito Santo do Pinhal.

Por 14 mil, Prefeitura de Pinhal adquire 40 termômetros infravermelho
Clique para ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2020 Portal de Pinhal - CNPJ 32.963.468/0001-78 - Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.