Connect with us

Espirito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal receberá espetáculo gratuito de dança para crianças

Publicado

em

Fotografia FBarella

A cultura popular é reverenciada neste belíssimo espetáculo gratuito, que será apresentado na próxima terça e quarta, 12 e 13 de junho, no Theatro Avenida em Espírito Santo do Pinhal. Em 2018 a Confraria da Dança comemora vinte e dois anos de atividades relacionadas à pesquisa de linguagem própria, criação e produção artística com o projeto ‘Circulação Mirabolante’ . A circulação abrange oito cidades do interior do Estado de São Paulo: Cerquilho, Marília, Pindamonhangaba, Ubatuba, Lençóis Paulista, Votuporanga, Espírito Santo do Pinhal e Botucatu, cumprindo dezesseis sessões do espetáculo MIRABOLANTE entre abril e julho/2018.

Fotografia FBarella

O espetáculo é um híbrido: é dança, mas também é teatro, tem texto, mas tem movimentos, coreografia. O Carnaval é o mote inicial de MIRABOLANTE, que além de ter direção artística do emblemático João das Neves, conta com a exclusiva trilha musical de Rafael dos Santos, composta por marchas-rancho, marchinhas e frevos, carregada da sonoridade múltipla e contagiante da cultura popular brasileira. Uma ideia mirabolante As deliciosas lembranças de nossos Carnavais de infância nos inspiraram a montar este espetáculo. Para começar a criação fomos desencavar histórias da festa que invade todo ano o país e traduz a alegria e o colorido de nossa gente. Ficamos sabendo que a brincadeira carnavalesca no Brasil foi trazida pelos portugueses ainda no período da colonização e tinha o nome de Entrudo. 

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Continua depois da Publicidade

Nesta época as pessoas faziam uma bagunça nas ruas atirando farinha, água e lama uns nos outros. No final do século XIX a brincadeira ficou mais limpinha e organizada com os primeiros Bailes de Máscaras nos salões e com o surgimento dos Cordões, Blocos, Ranchos e as Grandes Sociedades, onde grupos de foliões fantasiados saíam às ruas em cortejo dançando e cantando. O frevo surgiu neste mesmo período, resultado de uma mistura da marcha com o maxixe e elementos da capoeira. 

Fotografia FBarella

No início do século XX surgiram os Corsos de Carnaval, onde as famílias saíam com seus carros enfeitados de flores para desfilar e fazer batalhas de confetes pelas ruas. Nesta mesma época foram formadas as primeiras Escolas de Samba.  O Trio Elétrico foi uma invenção mais recente; no Carnaval de 1950 a dupla de músicos Dodô e Osmar resolveu sair com um velho Fordinho animando os brincantes das ruas tocando instrumentos criados por eles, as guitarras baianas.  Encontramos também muitas figuras pitorescas que encantam a brincadeira, como os Zé Pereiras, os Clóvis, os Ursos e Bois, os Bonecos Gigantes. Percebemos que o Carnaval é uma festa em constante transformação que nunca deixa de lado o espaço pra brincadeira, proi mproviso, pra fantasiar extravagâncias.  Fomos contagiados por todas estas mirabolâncias carnavalescas e então MIRABOLANTE nasceu. Sinopse Mirabolante  Misture dois bailarinos e um bom bocado de música e fantasia. O resultado é uma mirabolante brincadeira de Carnaval. O espetáculo passeia pelo mistério dos mascarados e as brincadeiras de assustar, recria o clima de nostalgia das matinês, pulsa na dança rebuscada dos passistas. Os bailarinos tocam, cantam e dançam embalados por frevos, marchas, marchinhas e jogos de palavras. Eles brincam pra valer, disputam no bate-bola, dão vida a esqueletinhos e bonecões, criam até uma tourada maluca. Nesta brincadeira tudo é permitido, quanto mais extravagante e imaginoso melhor para alegrar o Carnaval Mirabolante. Serviço: Espetáculo de dança para crianças “MIRABOLANTE” com a Confraria da Dança Entrada gratuita Terça-feira (12): apresentação as 14:30 Quarta-feira (13): apresentação as 09:00h para grupos pré-agendados de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino e entidades assistenciais. Local: Theatro Avenida Avenida Oliveira Mota, 50 Espírito Santo do Pinhal-SP Informações: (19) 3661-6446 Ficha Técnica direção artística: João das Neves criação e interpretação: Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues texto e letras das músicas: Diane Ichimaru trilha musical: Rafael dos Santos plano de iluminação: Marcelo Rodrigues cenografia e figurinos: Diane Ichimaru produção: Confraria da Dança duração do espetáculo: aprox. 45 minutos faixa etária: livre para todos os públicos teaser:

Publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espirito Santo do Pinhal

Pinhal registra mais 2 casos de Covid-19 nesta segunda-feira (29)

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Espírito Santo do Pinhal (SP) registrou nesta segunda-feira (29) mais dois novos casos da Covid-19.

Dessa forma, o município passou a contabilizar 62 casos confirmados. Entre os infectados, 32 já se recuperaram, 23 cumprem o período de quarenta, 3 estão internados no Hospital Francisco Rosas e 1 fora da cidade.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

A Vigilância Epidemiológica esclarece a população que monitora todos os casos diariamente, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.

Clique para ler

Espirito Santo do Pinhal

Microempreendedor Individual tem até terça para entregar declaração anual

Publicado

em

Microempreendedor Individual têm até terça para entregar declaração anual

O prazo para entrega da declaração anual simplificada do MEI termina na terça-feira (30). Normalmente a DASN é enviada até maio, mas neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, o prazo foi prorrogado.

A Declaração Anual é obrigatória para quem está ou estava com MEI ativo, tendo ele obtido rendimentos ou não. Portanto, não importa se seus ganhos foram de nulos ou de R$ 81 mil reais. Todos devem entregar a declaração.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Quem não entregar a declaração está sujeito a multas e eventual cancelamento do CNPJ, sendo que esse não poderá ser recuperado.

A entrega fora do prazo sujeita o MEI à multa de 2% ao mês de atraso, limitado a um máximo de 20% sobre o valor declarado ou, no mínimo, R$50.

Assim, se você ainda não o fez, não perca o prazo. A declaração anual é uma formalidade importante para manter seu cadastro como MEI formalmente correto.

Acesse o Portal do Empreendedor e envie sua declaração. Clique aqui.

Com informações do Contábeis

Clique para ler

Espirito Santo do Pinhal

Número de curados da Covid-19 sobe para 32 em Espírito Santo do Pinhal

Publicado

em

Número de curados da Covid-19 sobe para 32 em Espírito Santo do Pinhal

O número de pessoas curadas da Covid-19 em Espírito Santo do Pinhal (SP), subiu para 32. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde na noite deste domingo (28).

Além disso, o boletim aponta que o número de casos da doença subiu para 60. Dos casos confirmados, 22 estão em isolamento domiciliar, cumprindo o período de quarentena e três seguem internados no Hospital Francisco Rosas.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Curados no Brasil
Da mesma forma, a nível nacional já são mais 733 mil brasileiros curados da Covid-19 e 552 mil em tratamento. No ranking de óbitos por milhão de habitantes, o Brasil ocupa a 16ª posição global, com 274 mortes por milhão de pessoas.

Clique para ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2020 Portal de Pinhal - CNPJ 32.963.468/0001-78 - Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.