Siga-nos em

Geral

Conheça as plataformas que podem ser utilizadas para fazer videoconferência

Publicado

em

Conheça as plataformas que podem ser utilizadas para fazer videoconferência

Procura por sites que realizam esse tipo de chamada é alta na quarentena

O isolamento social é um tipo de comportamento no qual os indivíduos deixam de participar de algumas atividades em grupo, como trabalho, festas e reuniões. Desde que a prática foi adotada como uma das medidas de segurança e combate à pandemia da covid-19, as pessoas tiveram que modificar seus hábitos para se adequar a essa nova realidade.

O estranhamento foi comum no início, mas aos poucos, é possível perceber que as adaptações estão dando certo. Atividades que eram realizadas em conjunto, por exemplo, agora estão sendo feitas individualmente. A realização de videoconferência é um exemplo de como é possível manter o funcionamento de vários setores. Seja no trabalho, com o home office, ou nos serviços educacionais de escolas e faculdades, as videoconferências estão ajudando a manter o contato em grupo.

Se para alguns, as chamadas por vídeo já faziam parte da rotina, para muitos o uso deixou de ser algo casual, contribuindo para uma busca recorde “videoconferência” no buscador do Google. Segundo a plataforma de busca, ainda neste mês de abril, a pesquisa pelo termo está sendo quatro vezes maior do que a média mensal dos últimos 16 anos.

Não é preciso muita coisa para realizar uma chamada de vídeo, basta ter um dispositivo com a acesso a internet (computador, tablete, smartphone), com um microfone e uma câmera.

As pessoas que usam a videochamada para realizar reuniões de trabalho também devem estar atentas ao espaço que será captado pela câmera e também ter cuidado com a vestimenta. É importante lembrar que o home office é um momento de trabalho e por isso é necessário ter os mesmos cuidados, caso estivesse indo para a empresa ou instituição em que trabalha.

Aplicativos para fazer videoconferências

Zoom
Muito utilizado em conversas corporativas, o Zoom pode conectar até 100 pessoas numa mesma reunião. O Zoom está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS e também possui uma opção para navegadores de internet. Com a versão gratuita do aplicativo, é possível fazer videoconferência com um grupo de até 40 pessoas. Se a reunião for entre duas pessoas, não há limite de tempo.

WhatsApp
Esse aplicativo já é conhecido. E quem pensa que o WhatsApp só serve para criar polêmicas nos grupos, está enganado. O App também fornece a realização de videochamadas ilimitadas. Com o aplicativo, é possível ainda, fazer chamadas simultâneas com até quatro pessoas, desde que estejam em um mesmo grupo.

Facebook Menssenger
A ferramenta disponibilizada pelo Facebook também é mais popular. Ela está disponível para os sistemas Android, iOS e na versão para a Web. O dispositivo permite que até 50 pessoas possam interagir ao mesmo tempo, porém elas precisam estar em um mesmo grupo.

Hangouts
Esse é um sistema de bate-papo do Google que permite chamadas de vídeo sem cobrança taxas com até 10 pessoas simultaneamente. Na versão para smartphone, o aplicativo faz integração com a agenda de contatos, mostrando automaticamente quem também está cadastrado. Com o Hangouts também dá para conversar em texto por celular e compartilhar imagens, gifs e figurinhas.

Skype
O uso do Skype para esse tipo de atividade já é bem comum. A ferramenta permite que até 50 pessoas conversem numa mesma ligação. Caso queira realizar uma reunião, mostrando a tela do computador ou tablete com uma apresentação, o Skype disponibiliza essa função de modo gratuito.

JustTalk
Com o App a videoconferência pode ser feita com até 16 pessoas de forma simultânea em celulares com sistema Android, e com até 50 pessoas para os que usam iOS. O JusTalk permite que sejam adicionados efeitos ao vídeo, como desenhos e mudanças de imagem, além de jogos em tempo real, o que torna a conversa mais descontraída.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe esta notícia

Clique aqui