Fenômeno foi registrado na madrugada desta sexta-feira (8), em pelo menos 7 cidades de 3 estados do Brasil.
- Publicidade -
O clarão registrado por câmeras na madrugada desta sexta-feira (8) não foi a passagem de um asteroide. Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoro, trata-se de um bólido, um tipo de meteoro maior do que os avistados normalmente.
- Publicidade -
O meteoro adentrou na atmosfera por volta das 03:25h, e foi deixando um grande rastro luminoso no céu. Em Minas Gerais, pessoas acordaram assustadas no meio da madrugada e relataram ter ouvido um estrondo.
- Publicidade -
A BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) informou que os especialistas analisaram imagens das oito câmeras, em sete cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Paraná.
Através das imagens, e das respectivas marcações de horário, os especialistas traçaram a rota da pedra espacial
“O objeto seguiu uma trajetória de sul para norte, iniciando sua fase luminosa a cerca de 64 Km de altitude, entre Araxá e Uberaba. Seguiu com luminosidade elevada na direção nordeste a uma velocidade 15,36 Km/s (55,3 mil Km/h), até explodir a 30 Km de altitude, próximo ao Município de Tiros, no Triângulo Mineiro”
Por fim, a BRAMON concluiu que
“As imagens sugerem que alguns fragmentos desse meteoroide possivelmente sobreviveram à passagem atmosférica e chegaram ao solo”