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Projeto cria possibilidades criativas para quarentena por meio do design

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Projeto cria possibilidades criativas para quarentena por meio do design

Iniciativa visa conectar, entreter e apoiar as pessoas em isolamento social.

Um projeto busca ajudar a população, através do design, a enfrentar a pandemia do novo coronavírus: o Design for Emergency . A iniciativa, realizada em parceria com o Center for Design, da Northeastern University, dos Estados Unidos, tem sido desenvolvida com ajuda brasileira do grupo de pesquisa Design em Ação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). O propósito traz o entendimento que a melhoria da qualidade de vida das pessoas em isolamento também é uma emergência.

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No projeto podem participar profissionais e departamentos de universidades de todo o mundo.  A proposta funciona a partir de um questionário on-line para pesquisas sobre os hábitos das pessoas em diferentes países durante a pandemia. Com as respostas, pretende-se desenvolver projetos que buscam atender de forma criativa às necessidades da população. 

A partir das respostas, serão criadas iniciativas para conectar, entreter e apoiar as pessoas em isolamento social. Um exemplo é o projeto da Itália que propõe uma plataforma virtual com currículo por vídeo: objetivo é melhorar a vida das pessoas em quarentena. 

Para tanto, a população geral pode participar respondendo um questionário com questões sobre experiências pessoais, como os sentimentos de cada um em meio à quarentena. Para isso é preciso ter mais de 18 anos e residir em cidades que adotaram o isolamento social podem participar do projeto. O questionário dura, em média, 10 minutos.  

Para saber mais informações sobre o projeto, acesse o site e o Facebook

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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Sisu 2020: inscritos para o segundo semestre do programa somam 814,47 mil pessoas

Resultados saem amanhã (14)

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Sisu 2020: inscritos para o segundo semestre do programa somam 814,47 mil pessoas

As inscrições para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), encerraram na última sexta-feira (10) e o número total de inscritos nesta edição foi de 814.476 mil pessoas. Os candidatos que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscreveram nesta edição do Sisu disputam uma das 51.924 vagas ofertadas em 57 instituições públicas de educação superior do país. O resultado da primeira chamada do Sisu 2020.2 será liberado amanhã (14).

Uma das novidades dessa seleção é a oferta de vagas em cursos na modalidade a distância (EAD), além cursos de graduação presenciais. O Sisu tem como foco a seleção dos candidatos às vagas nas instituições que usarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. Caso não seja selecionado nessa primeira fase, o candidato deverá manifestar interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho.

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Segundo esclarece o edital do Sisu, a classificação dos candidatos segue a seguinte ordem de critérios: maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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Gastronomia Divertida: alunos e professores da UFPB lançam livro de receitas para crianças

On-line e gratuito, material também pauta a educação alimentar

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Gastronomia Divertida: alunos e professores da UFPB lançam livro de receitas para crianças

Manter as crianças em casa 24 horas por dia tem sido um desafio de mães e pais durante o isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus. Na internet é possível encontrar diversas formas criativas para ajudar nessa questão, alinhando diversão com aprendizado para os pequenos, a exemplo do livro Gastronomia Divertida.

Alunos e docentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) montaram um e-book gratuito com receitas fáceis e divertidas para pais e filhos fazerem juntos. Intitulado de Gastronomia Divertida, o livro apresenta jogos e brincadeiras sobre educação alimentar e nutricional e instruções para uma alimentação saudável. Para ter acesso ao material, basta clicar aqui.

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O livro conta com receitas de sucos, de doces e salgados nutritivos. Além disso, também será possível encontrar receitas de hambúrguer de banana, brusqueta nordestina, bolinhos, cremes, tortas, sorvetes, as curiosas pizzqueca , bomba doce de tapioca, dentre outras gostosuras.

“As receitas e brincadeiras foram testadas e aplicadas em escolas e creches dos municípios de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB durante o desenvolvimento de projetos de extensão que tiveram o objetivo promover educação nutricional para escolares”, explica na introdução do livro a professora Noádia Priscila Araújo Rodrigues, do Departamento de Gastronomia da UFPB e responsável pela equipe editorial do livro.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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Sugestões para novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos podem ser enviadas até sexta-feira

MEC recebe opiniões para compor catálogo que serve como referência para instituições de ensino

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Sugestões para novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos podem ser enviadas até sexta-feira

Uma consulta pública foi aberta pelo Ministério da Educação (MEC), na última segunda-feira (06), para a versão preliminar do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Disponível para a participação de toda a população, a consulta será realizada até a próxima sexta-feira, dia 10. Interessados em participar poderão enviar sugestões preenchendo um formulário disponível no site do catálogo

De acordo com o MEC, participaram da elaboração dessa versão preliminar mais de 200 especialistas. Já as sugestões enviadas serão avaliadas durante a etapa de validação do documento pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, onde será produzida a versão final do catálogo a ser apresentada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em agosto.

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O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos é usado como referência pelas instituições de ensino que oferecem cursos técnicos, para estudantes e para o setor produtivo, que absorve os profissionais egressos dos cursos, e para a sociedade em geral. E reúne cursos técnicos ofertados pelas instituições em todo o país, com informações como sua denominação, o perfil do profissional ao concluir cada curso, o respectivo campo de atuação, as normas para o exercício profissional, a infraestrutura mínima que a instituição de ensino deve dispor para a oferta do curso, entre outros dados.

* Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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