Connect with us

Brasil

Enem 2020: Inep confirma 5,8 milhões de participantes; aumento de inscrições foi de 13,5%

Enquete está sendo feita para definir a data da prova

Publicado

em

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 vai contar com 5,8 milhões de participantes. O número representa 13,5% em relação ao quantitativo do ano passado. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do total de inscrições, 5.687.271 foram para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital. Os foram disponibilizados pelo órgão após a finalização das etapas de inscrição e pagamento da taxa pelos participantes não isentos.

Publicidade

O Inep acredita que o volume é resultado de uma série de medidas implementadas este ano. Assim, mesmo com a pandemia de Covid-19, foi possível aumentar a marca dos participantes confirmados para o exame.

A criação da aplicação digital da prova, a ampliação do período para pagamento e a concessão de gratuidade automática a todos os inscritos que se enquadrassem nos perfis de isenção de taxa, mesmo sem pedido formal, podem ter contribuído para ultrapassar o número de inscrições. Vale destaque também a atuação de movimentos sociais se uniram para pagar a taxa de inscrição de estudantes pretos afetados financeiramente pela pandemia.

Publicidade

Perfil dos inscritos no Enem 2020

Segundo o levantamento, 65,6% dos participantes já concluíram o ensino médio nos anos anteriores. Do total de inscritos confirmados, 83% efetuaram inscrição gratuita, por atenderem aos critérios de isenção especificados pelos editais ou estarem concluindo o ensino médio em escola pública neste ano.

Publicidade

Mais da metade dos participantes confirmados têm até 20 anos de idade. Em 2020, há 12.982 inscritos acima dos 60 anos. Mais uma vez, mulheres são maioria no Enem 2020, com 60% das inscrições confirmadas. O perfil relacionado à raça e cor autodeclarado pelo total dos inscritos é de:

# Pardos: 47% 

Publicidade

# Brancos 34,7%

# Pretos 13,3% 

Publicidade

# Amarelos 2,2% 

# Indígenas 0,7% 

Publicidade

Os demais optaram por não informar.

Enem 2020

Publicidade

O Enem 2020 teve as suas provas adiadas devido a pandemia do novo coronavírus. Os estudantes inscritos podem participar da enquete que vai definir a nova data do Enem impresso e digital. Basta realizar o login na Página do Participante e escolher uma das três opções de datas disponibilizadas pelo Inep. Procedimento deve ser feito até o dia 30 de junho. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.