Connect with us

Espirito Santo do Pinhal

Laboratório São Lucas: entenda as diferenças entre os exames para Covid-19

Publicado

em

Laboratório São Lucas:  entenda as diferenças entre os exames para Covid-19

Desde que iniciou a pandemia do “Coronavírus SARS-CoV-2”, surgiram diferentes possibilidades de testes para diagnóstico da COVID-19. Por conta disso, várias dúvidas podem surgir a respeito de qual teste seria mais adequado, qual a precisão de cada um e quais os significados dos termos técnicos utilizados.

O Laboratório São Lucas, em Espírito Santo do Pinhal, encaminhou para o Portal de Pinhal uma explicação sobre cada tipo de teste disponível, a diferenças entre eles, prazos e quando realizar o exame. Confira:

RT-PCR – (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction)

RT-PCR - (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction)
- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Confirma a presença do vírus usando o código genético para identificá-lo. O teste molecular é um método capaz de identificar a presença do RNA viral nas amostras biológicas, com alta sensibilidade e especificidade, ou seja, muita precisão e acurácia.

O que é?

O RT-PCR é considerado o teste padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19. A confirmação do exame é obtida por meio da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, coletada da garganta e do nariz.

Quando realizar PCR e por que Drive-Thru? 

A coleta pode ser realizada a partir do 2º ao 7º dia após o início dos sintomas. O Drive-thru oferece agilidade, comodidade e segurança. A coleta deve ser previamente agendada pelos canais de atendimento.

Quando sai o resultado? Em até 3 dias consecutivos.

Teste Rápido Coronavírus (SARS – Cov – 2 – IgG / IgM) Método: imunocromatogáfico

Teste Rápido Coronavírus (SARS - Cov - 2 - IgG / IgM) Método: imunocromatogáfico

O que é?

São testes imunológicos capazes de detectar os anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue, soro ou plasma. No entanto, como cada corpo pode ter um tempo para iniciar a produção de anticorpos, um resultado negativo não exclui a presença de doença e, neste caso, o médico que solicitou o exame deve solicitar outros complementares, como repetir em Sorologia IgG e IgM (Metodo: Quimioluminescência) dias depois.

Como é feito?

O “Teste Rápido” analisa uma amostra de sangue, soro ou plasma, que mostra os anticorpos IgM e IgG presentes a partir do 10° dia de sintomas. 

Realizar o teste fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo.

É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. 

Quando deve ser feito?

A partir do 10° dia do início dos sintomas, mesmo que estes não estejam mais presentes.

Quem deve fazer?

Pacientes com suspeita de COVID-19, que testaram negativo para RT-PCR, mas tem sintomas da COVID-19; pessoas que apresentaram sintomas gripais com início há mais de 10 dias e suspeitam que tem ou tiveram a doença, ou ainda, quem teve contato há pelo menos 20 dias com pessoas positivas para COVID-19.

Importante:

Para concluir se o caso é ou não de Covid-19, os resultados dos “testes rápidos” devem ser interpretados por um profissional de saúde, considerando informações clínicas, sinais e sintomas do paciente, além de outros exames confirmatórios. Somente com esse conjunto de dados é possível fazer a avaliação, diagnóstico ou descarte da doença.   

Quando sai o resultado? No mesmo dia. 

Sorologia Covid-19 (Anticorpos anti – SARS – Cov – 2  IgG / IgM) Método: Quimioluminescência

Sorologia Covid-19 (Anticorpos anti - SARS - Cov - 2  IgG / IgM) Método: Quimioluminescência

Anticorpos são proteínas – denominadas imunoglobulinas – produzidas pelo sistema imunológico contra um agente invasor. Sua função é reconhecer, neutralizar e marcar antígenos, isto é, componentes dos agentes infecciosos, para que o nosso organismo os elimine. Dessa forma, existe um ou mais anticorpos específicos para cada antígeno e, consequentemente, para cada micro-organismo causador de infecção. Ao longo da vida, o nosso corpo desenvolve uma série anticorpos, pertencentes a diversas classes, dentre as quais destacam-se as imunoglobulinas da classe M (IgM) e as da classe G (IgG), que são detectadas na maioria dos exames sorológicos.

É exatamente por esse caráter único que é possível identificar a presença de anticorpos para o SARS-CoV-2 nas pessoas que já foram infectadas pelo vírus. Os anticorpos da classe IgM podem ser encontrados nas fases iniciais da doença; já a presença dos anticorpos da classe IgG é indicativa de que já decorreu algum tempo desde a infecção e de que a pessoa provavelmente desenvolveu imunidade contra a doença. O que ainda não sabemos, entretanto, é o grau de proteção conferido pela IgG contra SARS-CoV-2 e se essa imunidade será permanente ou não.

É importante ressaltar que o tempo de aparecimento desses anticorpos é variável de pessoa a pessoa e parece ser influenciado pela gravidade do quadro clínico. Além disso, resultados falsamente positivos ou negativos podem ocorrer em diversos contextos, sobretudo quando as amostras são coletadas antes de 10 dias após o início da doença. Desse modo, a correta solicitação e interpretação dos resultados são fundamentais.

Quando deve ser feito?

Devem ser realizados a partir do 10° dia de início dos sintomas, com maior sensibilidade e especificidade se realizado após o 14° dia de sintomas.

Quem deve fazer?

Indicado para avaliar contato ou doença prévia, em pacientes que tiveram sintomas com início há mais de 10 dias. Pode ser utilizado por pacientes sintomáticos com suspeita de COVID-19 que testaram negativo para RT-PCR ou Teste Rápido IgG/IgM. 

Quando sai o resultado? Em até 3 dias úteis.

Laboratório São Lucas

O Laboratório São Lucas está realizando a coleta para o diagnóstico de Covid-19. Para maiores informações entrar em contato com nossa central;

Telefone: (19) 3651-1888
Whatsapp (19) 3651-1888
e-mail: sticcalabsaolucas@terra.com.br
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 296 – Centro, em Espírito Santo do Pinhal (SP).

Fontes:
http://portal.anvisa.gov.br
https://www.fleury.com.br
https://alvaroapoio.com.br
https://sp.hermespardini.com.br

Publicidade
Clique para mais informações
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: ANS torna obrigatória cobertura de teste de Covid-19 por planos de saúde

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espirito Santo do Pinhal

Prefeitura de Pinhal confirma mais 3 casos de Covid-19; total chega a 99

Publicado

em

Prefeitura de Pinhal confirma mais 2 casos de Covid-19; total chega a 99

A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal (SP), através da Secretaria de Saúde, confirmou nesta segunda-feira (13) mais três casos de Covid-19 no município.

De acordo com o boletim, a cidade passou a contabilizar 99 casos da doença. Entre os infectados, 59 já se recuperaram, 32 cumprem o período de quarenta e 4 continuam internados no Hospital Francisco Rosas.

Taxa de ocupação

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19, na rede do Serviço Único de Saúde (SUS), no município de Pinhal continua em 50%. Nos leitos de enfermaria a taxa de ocupação caiu para 21%.

Clique para ler

Espirito Santo do Pinhal

Pelo segundo dia consecutivo, taxa de ocupação de leitos de UTI em Pinhal cai e atinge 50%

Publicado

em

Pelo segundo dia consecutivo, taxa de ocupação de leitos de UTI em Pinhal cai e atinge 50%

Pelo segundo dia consecutivo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Espírito Santo do Pinhal (SP) para pacientes de Covid-19 caiu. Conforme informações divulgadas pela prefeitura neste domingo (12), a taxa agora é de 50%.

De acordo com o boletim, Pinhal registrou mais dois casos de Covid-19, passando a contabilizar 96 casos da doença. Entre os infectados, 56 já se recuperaram, 30 cumprem o período de quarenta e 6 continuam internados no Hospital Francisco Rosas.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Desde o início da pandemia, o município registrou 4 óbitos.

Clique para ler

Espirito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal registra mais 2 casos de Covid-19; total chega a 96

Publicado

em

Espírito Santo do Pinhal registra mais 2 casos de Covid-19; total chega a 96

A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal (SP), através da Secretaria de Saúde, confirmou neste domingo (12) mais dois casos de Covid-19 no município.

De acordo com o boletim, a cidade passou a contabilizar 96 casos da doença. Entre os infectados, 56 já se recuperaram, 30 cumprem o período de quarenta e 6 continuam internados no Hospital Francisco Rosas.

Taxa de ocupação

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19, na rede do Serviço Único de Saúde (SUS), no município de Pinhal caiu para 50%. Nos leitos de enfermaria a taxa de ocupação subiu para 30%.

Clique para ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2020 Portal de Pinhal - CNPJ 32.963.468/0001-78 - Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.