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Pesquisadores brasileiros estudam ferramenta que detecta Covid-19 através de variação da voz

Inteligência artificial é usada para comparar vozes

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estudam ferramenta que detecta Covid-19 através de variação da voz

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) visa criar ferramenta para detectar a Covid-19 e outras doenças através da variação da voz. Os especialistas fazem parte do projeto “Sistema de Detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio de Análise de Áudio (SPIRA)”, que utiliza inteligência artificial que compara as vozes de pacientes com o coronavírus com as de indivíduos saudáveis. O trabalho desenvolvido faz parte de uma ampla área de pesquisa em Inteligência Artificial que está em crescente desenvolvimento no mundo: o processamento de linguagem natural.

O objetivo é auxiliar no combate à pandemia de Covid-19, além de utilizar as descobertas que surgirem durante os estudos para serem aplicadas em inúmeros outros campos como, por exemplo, na criação de sistemas de reconhecimento automático de voz para o português e no aprimoramento de assistentes virtuais.

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A ferramenta que pretende detectar a Covid-19 coletou as variações de vozes que foram disponibilizadas em um site para doações voluntárias. Foram coletadas vozes de aproximadamente 200 pacientes de dois hospitais parceiros do projeto, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o Hospital Universitário (HU) da USP. 

Como as vozes dos pacientes com Covid-19 muitas vezes estavam sobrepostas a de profissionais de saúde, a equipe ainda precisou realizar a separação das vozes através de uma ferramenta desenvolvida por meio de Inteligência Artificial baseada em redes neurais artificiais.

O projeto

As pesquisas ainda não foram finalizadas e, de acordo com os pesquisadores, podem não ter os resultados esperados, visto que as pesquisas podem não conseguir identificar sinais de insuficiência respiratória com uma precisão aceitável. Ainda assim, os estudos poderão ser utilizados para outras finalidades que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade. 

Participam no projeto SPIRA pesquisadores da Faculdade de Medicina (FM) da USP, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana (FFLCH) da USP.

*Com informações do jornal da USP

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

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Sisu 2020: inscritos para o segundo semestre do programa somam 814,47 mil pessoas

Resultados saem amanhã (14)

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Sisu 2020: inscritos para o segundo semestre do programa somam 814,47 mil pessoas

As inscrições para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), encerraram na última sexta-feira (10) e o número total de inscritos nesta edição foi de 814.476 mil pessoas. Os candidatos que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscreveram nesta edição do Sisu disputam uma das 51.924 vagas ofertadas em 57 instituições públicas de educação superior do país. O resultado da primeira chamada do Sisu 2020.2 será liberado amanhã (14).

Uma das novidades dessa seleção é a oferta de vagas em cursos na modalidade a distância (EAD), além cursos de graduação presenciais. O Sisu tem como foco a seleção dos candidatos às vagas nas instituições que usarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. Caso não seja selecionado nessa primeira fase, o candidato deverá manifestar interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho.

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Segundo esclarece o edital do Sisu, a classificação dos candidatos segue a seguinte ordem de critérios: maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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Gastronomia Divertida: alunos e professores da UFPB lançam livro de receitas para crianças

On-line e gratuito, material também pauta a educação alimentar

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Gastronomia Divertida: alunos e professores da UFPB lançam livro de receitas para crianças

Manter as crianças em casa 24 horas por dia tem sido um desafio de mães e pais durante o isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus. Na internet é possível encontrar diversas formas criativas para ajudar nessa questão, alinhando diversão com aprendizado para os pequenos, a exemplo do livro Gastronomia Divertida.

Alunos e docentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) montaram um e-book gratuito com receitas fáceis e divertidas para pais e filhos fazerem juntos. Intitulado de Gastronomia Divertida, o livro apresenta jogos e brincadeiras sobre educação alimentar e nutricional e instruções para uma alimentação saudável. Para ter acesso ao material, basta clicar aqui.

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O livro conta com receitas de sucos, de doces e salgados nutritivos. Além disso, também será possível encontrar receitas de hambúrguer de banana, brusqueta nordestina, bolinhos, cremes, tortas, sorvetes, as curiosas pizzqueca , bomba doce de tapioca, dentre outras gostosuras.

“As receitas e brincadeiras foram testadas e aplicadas em escolas e creches dos municípios de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB durante o desenvolvimento de projetos de extensão que tiveram o objetivo promover educação nutricional para escolares”, explica na introdução do livro a professora Noádia Priscila Araújo Rodrigues, do Departamento de Gastronomia da UFPB e responsável pela equipe editorial do livro.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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Sugestões para novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos podem ser enviadas até sexta-feira

MEC recebe opiniões para compor catálogo que serve como referência para instituições de ensino

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Sugestões para novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos podem ser enviadas até sexta-feira

Uma consulta pública foi aberta pelo Ministério da Educação (MEC), na última segunda-feira (06), para a versão preliminar do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Disponível para a participação de toda a população, a consulta será realizada até a próxima sexta-feira, dia 10. Interessados em participar poderão enviar sugestões preenchendo um formulário disponível no site do catálogo

De acordo com o MEC, participaram da elaboração dessa versão preliminar mais de 200 especialistas. Já as sugestões enviadas serão avaliadas durante a etapa de validação do documento pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, onde será produzida a versão final do catálogo a ser apresentada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em agosto.

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O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos é usado como referência pelas instituições de ensino que oferecem cursos técnicos, para estudantes e para o setor produtivo, que absorve os profissionais egressos dos cursos, e para a sociedade em geral. E reúne cursos técnicos ofertados pelas instituições em todo o país, com informações como sua denominação, o perfil do profissional ao concluir cada curso, o respectivo campo de atuação, as normas para o exercício profissional, a infraestrutura mínima que a instituição de ensino deve dispor para a oferta do curso, entre outros dados.

* Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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