Siga-nos em

Espirito Santo do Pinhal

Portal de Pinhal adota uso de interpretador digital de Libras

Inovação traz ainda mais acessibilidade para o jornalismo local

Publicado

em

Portal de Pinhal adota uso de interpretador digital de Libras

A partir de hoje, todo conteúdo em texto das matérias e reportagens do Portal de Pinhal poderá ser traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a ajuda do VLibras – uma ferramenta de interpretação digital que traduz automaticamente do português para o idioma gestual.

A ferramenta permite que pessoas surdas que têm mais fluência ou que preferem se comunicar por meio de Libras possam consumir toda informação produzida pela equipe do portal.

Portal de Pinhal adota uso de interpretador digital de Libras

As traduções para Libras são feitas pelo Ícaro – um tradutor virtual que gera o idioma de sinais de acordo com a demanda do usuário. Ícaro está disponível em todo o corpo da página por meio do ícone lateral de linguagem gestual.

O VLibras roda em diversas plataformas e pode ser usado tanto no modo desktop quanto na versão para dispositivos móveis, com versões para Android e iOS. O VLibras também pode ser usado como extensão para navegadores de internet e está disponível para o Google Chrome e para o Mozilla Firefox.

#PraCegoVer

O #PraCegoVer é um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais. Tem como princípio a autodescrição de imagens para pessoas com deficiência visual. A autodescrição consiste em transformar imagens em palavras, ou seja, um texto que explica o que há na imagem.

É produzida, principalmente, para pessoas cegas, mas tem beneficiado outras como as com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, por exemplo.

O projeto foi idealizado pela professora baiana Patrícia Braille.

Como funciona: A hashtag #PraCegoVer é utilizada, principalmente, nas redes sociais. Consiste em descrever, em forma de texto, o que há na imagem da publicação. Sendo assim, a pessoa utiliza programas leitores de tela que transformam o conteúdo escrito da # em voz.


Em tempos de desinformação, o Portal de Pinhal reforça o compromisso com o jornalismo pinhalense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Doe qualquer valor pelo PIX (19) 98412-9284.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui