Connect with us

Espirito Santo do Pinhal

Satélites da SpaceX aparecem como um cordão de luz no céu de Espírito Santo do Pinhal

“Cordão de estrelas brilhantes”, foi visto no início da noite desta quarta-feira (10)

Publicado

em

© Foto: Reprodução

Será um pássaro? Um avião? Uma invasão alienígena? Moradores de Espírito Santo do Pinhal (SP) observaram no início da noite desta quarta-feira (10/02) um estranho fenômeno no céu: um “cordão de estrelas brilhantes”, se movendo em conjunto.

Embora impressionante, o fenômeno tem uma explicação simples: as luzes são provenientes de satélites da constelação Starlink, da SpaceX, lançados ao espaço a bordo de um foguete Falcon 9.

Os satélites se alinham no céu como uma locomotiva, pois estão praticamente na mesma órbita. Especialistas comentam que os equipamentos são visíveis, geralmente, no pôr do sol, entre 18h e 19h30 e ao amanhecer, entre 4h30 e 5h30.

Foto: Starlink/Divulgação

A SpaceX pretende usar a Starlink para fornecer um serviço de acesso rápido à internet em qualquer lugar do planeta. Atualmente 242 satélites estão em órbita, mas a constelação inicial contará com 1.600 satélites, com uma previsão de 12 mil em meados da década e mais de 40 mil nos anos seguintes.

Com informações das agências e UOL

>> QUER RECEBER NOTÍCIAS PELO WHATSAPP ? CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO.

Clique Aqui

Copyright © 2021 Portal de Pinhal - Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. Deus seja louvado.