Connect with us

Mundo

Israel cria córnea sintética e paciente de 78 anos volta a enxergar um dia após a cirurgia

Publicado

em

© Foto Reprodução

Um homem de 78 anos que estava há uma década sem enxergar teve a visão completamente restaurada após uma invenção científica inovadora desenvolvida por uma empresa israelense. Por meio de um transplante de córnea sintética, o paciente conseguiu reconhecer seus familiares e ler um texto um dia após a cirurgia.

Denominada de Kpro, a córnea artificial se integra à parede ocular, estimula proliferação celular e dispensa a necessidade de doação de tecido humano. Sua implementação é ainda mais simples do que o transplante de córnea humana, e o próprio processo de cicatrização integra o implante ao globo ocular.

O primeiro paciente a testar a técnica foi operado no dia 3 de janeiro de 2021, no Rabin Medical Center, pleo professor Irit Bahar. Ele já havia passado por quatro transplantes de córnea humana, mas nenhuma delas foi eficaz na recuperação de sua visão.

O médico e cofundador da empresa, Gilad Litvin, relatou a emoção de presenciar a cura do paciente se concretizar: “Havia muitas lágrimas no quarto”, disse o médico.

Até o momento, dez novos voluntários estão previstos na nova fase de testes da KPro, além de outros pacientes do Canadá, na França, nos EUA e na Holanda.

Clique Aqui

BOLSAS DE ESTUDO DE ATÉ 70% DE DESCONTO - CLIQUE AQUI

Mais lidas da semana

Copyright © 2020 Portal de Pinhal - CNPJ 32.963.468/0001-78 - Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.