Connect with us

Mundo

Morre aos 90 anos, o único astronauta da missão Apollo 11 que não pisou na Lua

Publicado

em

© Foto edição Lucas Rotelli / Agência Portal

Morreu ontem (28) aos 90 anos o astronauta Michael Collins, vítima de câncer. Collins integrou a missão Apollo 11, que levou a primeira tripulação para a Lua em 1969. Ao contrário de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, porém, ele nunca andou no satélite.

O piloto ficou no controle do módulo de comando, que estava em órbita, distante da superfície lunar. Por causa disso, foi muitas vezes chamado de “astronauta esquecido” ou “o homem mais solitário da história”.

— A coisa de que mais me lembro é a visão do planeta Terra. Minúsculo. Muito brilhante. Azul e branco. Brilhante. Bonito. Sereno e frágil — afirmou na época.

Collins nasceu em 1930 em Roma, na Itália, onde seu pai atuava como major-general do Exército dos Estados Unidos. Mais tarde, se formou na Academia Militar em West Point. Posteriormente, ingressou na Força Aérea e se tornou um piloto de teste. Foi escolhido como astronauta em 1963 e seu primeiro voo foi a bordo do Gemini 10.

Collins também chegou ao posto de major-general. Ele deixou a Nasa em 1970 para ingressar no Departamento de Estado. Também foi diretor do Museu do Espaço em Washington.

*O Globo

>> QUER RECEBER NOTÍCIAS PELO WHATSAPP ? CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO.

Clique Aqui

Copyright © 2021 Portal de Pinhal - Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. Deus seja louvado.