Siga-nos em

Geral

Ministério da Saúde lança página com dados detalhados sobre a Covid-19

Publicado

em

© Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (12/5), a página com dados sobre a Covid-19 (colocar o link www.gov.br/coronavirus) com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos a diversas informações sobre a situação da pandemia no País.

O site divulga importantes dados, como a classificação do Brasil em quarto lugar, em relação aos outros países em imunização de pelo menos uma dose de vacina. Em evento realizado no CCBB de Brasília (DF), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também apresentou a médica infectologista Luana Araújo, como secretária de Enfrentamento à Covid-19, e anunciou a campanha nacional de vacinação e de prevenção com a presença do Zé Gotinha e toda sua família.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 foi criada para centralizar as ações e possibilitar um diálogo maior entre os entes envolvidos no combate à pandemia. Dentre as principais atribuições da nova área está a coordenação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Ao apresentar a secretária, o ministro destacou as qualificações técnicas da profissional. “Drª Luana é médica infectologista, com pós-graduação na Universidade Johns Hopkins. No nosso entendimento, ela trará mais eficiência no enfrentamento à Covid-19, porque vamos concentrar em uma única pasta todas as ações. E fortalecer o que já vinha sendo efetivado”, ressaltou Queiroga.

A secretária enfatizou que passa a reforçar o time do ministério, com foco em medidas baseadas em evidências científicas. “Eu fico muito feliz que a minha vocação natural se alinhe aos objetivos traçados para essa secretaria, buscando sempre soluções conscientes, adaptadas à nossa vulnerabilidade socioeconômica, de modo a oferecer a população o que há de mais atualizado e adequado à nossa realidade”, afirmou a infectologista.

Durante a cerimônia, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) destacou as pautas conjuntas com o Ministério da Saúde e elogiou a escolha da secretária. “Nosso ministério está à disposição para ajudar a melhorar a história do Brasil”, disse. O titular da pasta da Cidadania, João Roma, lembrou que o governo federal busca cooperação entre o cidadão, as famílias brasileiras e as instituições. “São ações como esta, que buscam a interação com a sociedade civil, que trazem resultado para a sociedade”, disse.

Nova página sobre Covid-19

Até o momento, 76,9 mil doses de vacinas já foram distribuídas aos estados e municípios e 48,1 mil, aplicadas. No portal lançado hoje, o cidadão tem acesso aos dados e às informações específicas de cada unidade da federação, como número de doses distribuídas e aplicadas, além do recurso destinado pelo Governo Federal separadamente para o combate à pandemia.

página Covid-19 traz ainda informações sobre as formas de transmissão, de prevenção e de controle do novo coronavírus. O endereço eletrônico foi feito em parceria com a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, e com o Serpro.

O internauta também pode acompanhar o status das vacinas que estão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e os imunizantes aprovados pela Anvisa.

Família do Zé Gotinha

O personagem que fez história na vida de muitos brasileiros e é referência quando se fala em vacinação no Brasil está de volta e trouxe reforço. Agora, além do Zé Gotinha, o país conta com a Dona Gotinha (avó), o “Seu” Gotinha (avô), o Gotinha Jr. (filho) e a Maria Gotinha (esposa). A iniciativa faz parte da campanha nacional que conta com o tema “O cuidado é de cada um. O benefício é para todos”.

A nova campanha de conscientização sobre medidas preventivas e incentivo à vacinação, elaborada pelo ministério, será veiculada de 12 a 31 de maio em TV, rádio, internet, rodovias, aeroportos, rodoviárias, metrôs e mídias exteriores.

Na publicidade, os personagens da família Gotinha ressaltam as medidas não farmacológicas de prevenção à Covid-19: “use máscara, lave as mãos com água e sabão, mantenha distância segura, e os ambientes ventilados”.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui