Siga-nos em

Geral

‘Superlua de sangue’ e eclipse lunar: saiba como ver o fenômeno nesta quarta-feira (26)

Publicado

em

© Foto Reprodução

O primeiro eclipse lunar de 2021 tem data para acontecer: no amanhecer da próxima quarta-feira, 26 de maio. O evento ocorrerá durante a Super Lua, fenômeno registrado quando a lua cheia está próxima ao perigeu, que é ponto orbital mais próximo da Terra. 

Por acontecer próximo ao amanhecer, no Brasil poderá ser visto no máximo um “eclipse penumbral”: a Lua estará na penumbra, parte da sombra da Terra que bloqueia apenas parte da luz do Sol, em vez de sua totalidade.

O fenômeno começará por volta das 05h47 (horário de Brasília) tendo como base o Rio de Janeiro, de acordo com o site Time and Date, e durará 33 minutos. Essa é a hora em que a Lua vai chegar à penumbra. Em São Paulo, o eclipse vai durar alguns minutos a mais, indo até às 6h36 e totalizando 49 minutos.

Para se orientar sobre a localização do fenômeno é preciso identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar uma bússola ou um app de astronomia no seu celular. Uma boa opção é o Sky Safari, um app gratuito disponível para Android e iOS.

Compartilhe esta notícia