Connect with us

Noticias

Tarifa zero no transporte público já é realidade em alguns municípios paulistas

Publicado

em

© Foto: Reprodução / Prefeitura de Holambra

É isso mesmo: o sonho de ter transporte público gratuito e de qualidade já realidade em alguns municípios paulistas.

Em Holambra (68km de Espírito Santo do Pinhal), a prefeitura oferece transporte coletivo gratuito desde 2010. O município possui 15 mil habitantes.

Pirapora do Bom Jesus (184km de Pinhal) se tornou em 2020 a segunda cidade da região metropolitana de São Paulo a oferecer transporte gratuito para os moradores. A tarifa zero está à disposição dos 18 mil habitantes da cidade.

Em Cerquilho ( 188km de Pinhal ), a prefeitura passou a oferecer o programa tarifa zero desde o dia 1º de outubro de 2020. O município localizado na Região Metropolitana de Sorocaba possui 49 mil habitantes.

Vargem Grande Paulista (216km de Pinhal) é a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a não cobrar passagem do transporte público. A cidade possui 53 mil habitantes.

Gratuidade é viável, revela estudo do Inesc

Um estudo divulgado em outubro de 2019 pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revelou que a oferta de transporte público coletivo gratuito ou com tarifas reduzidas é viável na maior parte das cidades do Brasil.

O estudo mostra que hoje são os usuários que arcam com quase 90% da receita do sistema de transporte público urbano no Brasil e demonstra como é possível criar fontes de recursos diferentes para subsidiar os gastos da população com ônibus, trem e metrô. 

“O transporte é um direito assim como a saúde e a educação. E assim como a saúde e a educação, ele tem que ser bancado por impostos. Além disso, o transporte é aquele que faz com que as pessoas acessem os outros direitos, porque em um país tão desigual quanto o nosso, se as pessoas não tem condição de pagar a tarifa, elas não acessam hospital, não acessam escola pública, não acessam o centro da cidade para procurar emprego”, disse Cleo Manhas, assessora política do Inesc.

O trabalho está publicado em https://www.inesc.org.br/wp-content/uploads/2019/10/ResumoExecutivo_V5.pdf

Matéria exclusiva
Portal de Pinhal ®

Clique Aqui

BOLSAS DE ESTUDO DE ATÉ 70% DE DESCONTO - CLIQUE AQUI

Mais lidas da semana

Copyright © 2020 Portal de Pinhal - CNPJ 32.963.468/0001-78 - Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.