Siga-nos em

Geral

Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso celebra 30º aniversário

Publicado

em

Será revelado nesta quinta-feira, dia 17 de junho, o resultado do 30º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, iniciativa que reconhece anualmente os produtores dos melhores cafés da safra no Brasil. A transmissão online pode ser acompanhada pelo link hall.inteegra.com.br/73805, mediante cadastro prévio.

Ao longo desses 30 anos, o Prêmio se tornou um evento marcante do calendário da cafeicultura brasileira e uma grande ferramenta de incentivo para a produção de cafés de qualidade sustentável no país.

Na visão da illy, o ciclo virtuoso da sustentabilidade começa com a xícara de café e abrange os países onde o café foi cultivado, por meio de uma estratégia que se apoia em quatro pilares: trabalhar diretamente com os produtores, transferir conhecimento a eles, remunerá-los de forma que torne a produção sustentável e criar um clube de produtores illy.

Quando o concurso foi criado, em 1991, no Brasil predominavam o cultivo e a exportação de café como commodity, gênero agrícola valorizado na quantidade, com grandes volumes, e depreciado na qualidade.

Presidente da illycaffè à época, Ernesto Illy tinha dificuldade de encontrar café no “padrão illy” para comprar no país. Daí surgiu a ideia de promover uma premiação, que teve sua 1ª edição, realizada em dezembro de 1991, inicialmente batizada de Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso.

A aposta no cafeicultor brasileiro deu certo: novas regiões produtoras foram descobertas e muitos produtores passaram a investir em qualidade e sustentabilidade nas suas lavouras e processos de colheita e pós-colheita, atraídos pela parceria com uma empresa internacional disposta a remunerá-los com preços acima do mercado. Uma justa recompensa ao produtor que se esforça para ter seus grãos compondo o exclusivo e único blend illy, abrangendo desde os pequenos produtores, de produção familiar, até os de grande porte.

A prova do sucesso são os 30 anos de edições ininterruptas e os muitos frutos colhidos nessa trajetória. O Prêmio abriu o mercado internacional para os cafeicultores dispostos a cultivar cafés especiais e estimulou a troca de conhecimentos e o networking dentro da cadeia. Atuando sem intermediários, a illycaffè negocia diretamente e mantém um relacionamento próximo com o produtor, alimentado por programas com mais de 20 anos de atividades no Brasil, como o Clube illy do Café e a Università del Caffè Brazil.

Nem mesmo a morte do Dr. Ernesto, em 2008, interrompeu essa bonita história. Os filhos Andrea e Anna Illy assumiram o legado do pai, a premiação passou a carregar o nome de seu idealizador e se tornou um case de relacionamento entre empresas e fornecedores, com tamanho sucesso a ponto de a illycaffè internacionalizar a premiação, com o Ernesto Illy International Coffee Award, a partir de 2016.

Em 30 anos de história, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso já reuniu mais de 17 mil produtores inscritos e distribuiu mais de R$ 6 milhões em prêmios. Seja com as esperadas festas de premiação, seja com os eventos virtuais por conta da pandemia, essa história está longe de acabar: já foi dada a largada para a 31ª edição, que está com inscrições abertas e vai premiar os melhores cafés em 2022.

30º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso

Sobre a illycaffè  

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui