Siga-nos em

Política

Doria cita notícia falsa para atacar Bolsonaro em entrevista no Roda Viva

Publicado

em

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) usou uma informação falsa para atacar mais uma vez o presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

Aliás ridículo aquele desfile de tanques explodindo monóxido de carbono, e um que virou inclusive.”

A fake news de que um dos veículos militares do desfile tombou – ou virou – em frente ao Planalto já foi desmentida no dia 10 de agosto de 2021 pelo portal G1.

A imagem usada na notícia falsa é antiga e nem foi feita em Brasília. Ela foi registrada em 2018 em Mato Grosso do Sul quando duas viaturas, ambas do 10° Regimento de Cavalaria Blindada, tombaram na rodovia MS- 384, a cerca de 25 km de Bela Vista. Um militar teve ferimentos leves e recebeu atendimento médico de imediato, segundo a assessoria do Exército.

A viatura blindada de transporte pessoal tombou e a outra de transporte especializado, a Cargo Guincho, também se envolveu no acidente ao tentar destombar o primeiro veículo.

MAIS FAKE NEWS

No início do mês, um dia após o desfile de blindados, o governador de SP pediu desculpas por publicar em seu perfil no Twitter uma charge antiga do jornal The New York Times.

Ao compartilhar o conteúdo, Doria disse que a ilustração foi publicada em referência ao desfile de blindados da Marinha. Contudo, a charge foi divulgada pelo jornal em Outubro de 2018.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui