Siga-nos em

Espirito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal (SP): onde ficar, onde comer e o que fazer na Toscana Brasileira

Publicado

em

© Foto Igreja Matriz / Degustação Vinícola Guaspari

Terra de bons vinhos, cafés e azeites, em meio ao complexo da Mantiqueira, circundado por uma paisagem surpreendente, Espírito Santo do Pinhal oferece cenários similares aos da Toscana.

Fundada em 1849, a cidade se ergueu a partir de colonos italianos. Sua história é formada a partir do café, possui um dos melhores climas e índices de desenvolvimento humano no país.

O núcleo histórico tombado traduz todo o esplendor da fase cafeeira de outrora, através dos casarões da época dos “Barões do Café”. As igrejas se mantêm como paradas de turismo arquitetônico e religioso.

Terras férteis continuam sendo um centro de riqueza produtiva e cultural. Não é à toa que a cidade vem se despontando como destino aprazível que reúne gastronomia, história e cultura.

Em que região fica Espírito Santo do Pinhal?

Espírito Santo do Pinhal fica na região Mogiana do estado de São Paulo. Com uma localização estratégica, a cidade de 44 mil habitantes está a menos de 200 quilômetros da capital (São Paulo), com acesso rápido a aeroportos e outros recursos típicos das grandes cidades.

Porque Espírito Santo do Pinhal tem esse nome?

A Fazenda do Pinhal, localizada antigamente nestas terras, emprestou seu nome a cidade. “Espírito Santo” é uma homenagem a terceira pessoa da Divina Trindade, em conformidade com a doutrina da religião católica. E “Pinhal”, se deve ao fato de a região ser rica em araucárias.

Onde ficar em Espírito Santo do Pinhal?

Se você pretende visitar Espírito Santo do Pinhal, separamos neste artigo os melhores lugares para se hospedar, de acordo com o site Booking. Confira!

Pousada Serra Nascente do Sol

A Pousada Serra Nascente do Sol está localizada a 900m do Centro de Espírito Santo do Pinhal. Quartos amplos com decoração moderna. Academia, piscina e um café da manhã espetacular. Clique aqui para reservar sua hospedagem.

Pousada Famiglia Barthô

Pousada Famiglia Barthô fica dentro da Fazenda Barthô, e dispõe de amplas e arejadas suítes, equipadas com mobiliário de época. A água que sai das torneiras e chuveiros são da fonte de água mineral da fazenda e as diárias já incluem todas as refeições, como café, almoço, cafezinho da tarde e jantar. Clique aqui para reservar sua hospedagem.

Onde comer em Espírito Santo do Pinhal?

Sweet Café: Esse pequeno estabelecimento é conhecido pelos melhores bolos e tortas da cidade. Destaque para a torta Baronesa de Café, uma das receitas mais requisitadas da casa, que combina massa crocante de cacau, caramelo cremoso, castanha de caju, mousse de café e chantilly de café. O local também oferece bolos, pães, tortas salgadas, pão de queijo recheado e seleção de cafés especiais. 

Empório Paganini & Palermo: Os proprietários Lurdinha e Adriano recebem os visitantes com mesa farta e comida afetiva típica das grandes fazendas. No café colonial, há várias opções de bolos caseiros, pão de queijo, sucos com frutas locais, queijo artesanal e claro, café. O cardápio do almoço tem pratos como leitoa assada, tutu de feijão, couve manteiga e torresmo. Tudo de produção local em um cenário aconchegante. 

Inverno D’Itália Coffee: Deliciosa cafeteria no centro de Pinhal. O local oferece tortas, doces, brownies, donnuts, muffins ,pão de queijos, salgados e uma grande seleção de cafés e bebidas.

Opção Trattoria: Restaurante italiano elegante e acolhedor serve menu individual de pratos consagrados e sobremesas finas. Alguns dos melhores produtos regionais que são utilizados nas preparações estão disponíveis a venda no empório. 

Restaurante Celeiros: Há 18 anos atendendo aos domingo com o melhor da comida mineira. Localizado na estrada que liga Espírito Santo do Pinhal ao município mineiro de Albertina.

Restaurante Pinhal: Localizado bem no centro Pinhal, atende self-service e delivery. Oferece uma variedade de pratos nacionais focado na culinária mineira.

O que fazer em Espírito Santo do Pinhal?

Vinícola Guaspari

Aberta a visitações, a Fazenda Santa Maria abriga não só os vinhedos, mas também as máquinas de fabricação do vinho, uma plantação de oliveiras e um bosque de macadâmias. O passeio inclui café especial produzido e cultivado na vinícola; tour com colheita simbólica; visita à indústria, onde são mostrados os passos da produção dos vinhos; e a degustação de rótulos combinados a pães de fermentação natural, queijos e embutidos da região. Para finalizar, há duas opções de almoço harmonizado.

Cine Theatro Avenida

Localizado no centro de Espírito Santo do Pinhal, na Avenida Oliveira Mota, totalmente restaurado. Mensalmente possui inúmeros espetáculos e atrações especiais. Local fundamental para a atividade cultural da cidade, próximo a bares e bons restaurantes. Vale muito a pena conhecer

Lago Municipal

Localizado na Avenida Maria Joaquina surpreende por ter uma mata natural, com arvores de grande porte. Ideal para exercitar-se,  caminhar, andar de bicicleta, fazer piquenique, meditar, relaxar. Possui grande área de lazer com playground.

Santuário de Santa Luzia

O Santuário de Santa Luzia é muito frequentado pelos devotos de Santa Luzia. Fica localizado em um bairro rural que leva o mesmo nome. É um local de muita paz e espiritualidade. Além da Capela, possui um belo jardim com diversos bancos e uma fonte de água mineral. No mês de Dezembro, ocorre a tradicional Festa de Santa Luzia, com diversas barracas de comidas, lembranças e musica ao vivo.

Praça da Independência

A Praça da Independência e o ponto mais característico de Espírito Santo do Pinhal. Recém reformada, com bancos confortáveis por toda extensão, uma linda fonte iluminada e a magnífica Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Ideal para um passeio com a família. Alem disso é rodeada por casarões perfeitamente conservados, preservando a história de Pinhal.

Vídeos de Pinhal

Google Street View

Leia também

Compartilhe esta notícia

Clique aqui