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São Paulo

Procon-SP: Balanço Black Friday

Órgão de defesa recebeu 261 reclamações relacionadas à data promocional; principal queixa é atraso ou não entrega

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© Foto Pixabay

O Procon-SP recebeu 261 reclamações de consumidores que tiveram problemas nas compras ou contratações na Black Friday. A queixa mais relatada de ontem até a manhã de hoje (26/11) foi quanto a atraso ou não entrega de produto/serviço, um total de 67, que correspondem a 26% do total dos casos.

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“Como muitas empresas acabam ampliando a Black Friday para promoções na semana do evento ou até no mês, o consumidor que se antecipou nas compras já enfrenta problemas com a entrega do produto. Se esse é o seu caso, não perca tempo tentando contatar a empresa, faça logo uma reclamação no site do Procon-SP”, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. “Os fornecedores vão ter que cumprir o que prometeram ao consumidor, caso contrário o Procon-SP irá multar”, conclui.

Outros dos principais problemas relatados foram: pedido cancelado após a finalização da compra (45 reclamações, 17% do total); mudança de preço ao finalizar a compra (35 queixas, 13%); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (33 casos, 13%); produto ou serviço indisponível (20 casos, 8% do total).

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Nas redes sociais, o Procon-SP recebeu um total de 209 consultas sobre o tema.

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