Siga-nos em

Mundo

Ataque russo destrói o Antonov Mriya An-225, maior avião do mundo

Publicado

em

A maior aeronave do mundo foi destruída durante um ataque russo neste domingo (27). O avião de carga modelo Antonov-225 Mriya foi queimado no aeroporto Hostomel, próximo a Kiev, disse a fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom. As informações são da Reuters.

De acordo com a Ucrânia, a restauração da aeronave custaria aproximadamente US$ 3 bilhões e levaria muito tempo. O avião é de fabricação ucraniana.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, confirmou o ataque nas redes sociais. Mriya significa “sonho” em ucraniano e era símbolo da aviação no país.

Antonov
© AN-225 | Foto Pixabay

“Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ (‘Dream’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”, disse o ministro.

Antonov quebrou recordes no transporte de peso máximo em carga comercial e teve a carga mais longa e pesada da história.

Antonov no Brasil

A maior aeronave do mundo já esteve no Brasil em duas oportunidades, nos anos de 2010 e 2016. Em uma de suas visitas ao país, entusiastas que estavam por perto do aeroporto de Viracopos, em Campinas, registraram o momento. (veja abaixo)

Compartilhe esta notícia

Clique aqui