Na próxima segunda-feira (1º.ago.22), um pouco mais de 180 mil recenseadores sairá a campo visitando cerca de 75 milhões de domicílios em todos os 5568 municípios do Brasil, para investigar quantos somos e como vivemos, além de diversos outros temas. É o Censo Demográfico 2022, promovido pelo IBGE, que começará no próximo mês.
Várias etapas de preparação para Censo foram cumpridas antes que se chegasse ao início da fase de coleta: planejamento da base cartográfica, instalação de postos de coleta, contratação e capacitação das equipes de coordenação e supervisão, pesquisa urbanística de entorno, treinamento dos recenseadores.
Mas, a próxima etapa será a mais importante. Será quando toda a população brasileira receberá a visita do servidor do IBGE e fornecerá as informações por ele solicitadas. As informações fornecidas construirão um retrato fiel de nossa sociedade permitindo a elaboração de novas políticas públicas ou aprimorando aquelas já existentes. Também contribuirão para pesquisas no meio acadêmico e estratégias e investimentos da iniciativa privada.
Retratar um país do tamanho do Brasil é um verdadeiro desafio.
Receba bem o recenseador e faça a sua parte!
POR QUE FAZER UM CENSO?
- O Censo é a única pesquisa que vai a todos os domicílios do país e reflete a realidade brasileira com amplitude e precisão.
- Os resultados contribuem para tomadas de decisão por parte do governo sobre serviços básicos à população, como números de postos de saúde, escolas, emprego, entre outros, além de também poder subsidiar os investimentos da iniciativa privada.
COMO PARTICIPAR?
- Você pode responder ao questionário durante a visita do recenseador ao seu domicílio, a partir de 1º de agosto. Também poder solicitá-lo para responder pela internet ou por telefone.
É SEGURO RESPONDER?
- Sim. Todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo.
- Os recenseadores trabalham uniformizados com colete e boné e seguirão os protocolos sanitários vigentes, por conta da pandemia.
- Se desejar confirmar a identidade do recenseador, basta ligar para 0800 721 8181 ou acessar o site respondendo.ibge.gov.br
É RÁPIDO RESPONDER?
- Sim. Apenas um único morador responde por todo o domicílio. O questionário leva, em média, 15 minutos para ser respondido.
Siga o @portaldepinhal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.