A Toca do Kaynã, empresa de experiências sensoriais e gastronômicas dentro da pequena fazenda Retiro Santo Antônio, em Santo Antônio do Jardim (SP), foi uma das grandes vencedoras do prêmio de turismo responsável oferecido pela WTM Latin America, o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina que aconteceu no começo de abril, em São Paulo. A premiação credenciou a empresa a participar da premiação mundial na WTM Londres, que acontece no próximo mês de novembro.
Dentro da categoria “melhores iniciativas para a conservação da natureza”, a Toca do Kaynã se destacou entre as 15 finalistas do Brasil e de outros países do continente, como Argentina, Chile, Equador e Colômbia.
Extremamente ligada à sustentabilidade, Kaynã é a marca dos produtos da fazenda como café especial, fubá de milho de moinho de pedra e mel silvestre. Suas embalagens são de papel certificado FSC e impressas com tinta não tóxica. A entrega dos produtos Kaynã em toda a Grande São Paulo até 2022 era realizada de bicicleta ou veículos elétricos.
Responsável pela fazenda há mais de 20 anos, o produtor Jefferson Adorno e sua família se dedicam a transformá-la em um ambiente cada vez mais sustentável. Uma das primeiras ações foi o plantio de mais de nove mil mudas de árvores nativas com a finalidade principal de proteger as sete nascentes e os 1,1 mil metros do córrego que atravessa a fazenda.
Desde 2007, a fazenda recebe crianças para a vivência da educação ambiental e, quando são de escolas públicas ou projetos sociais, são recebidas gratuitamente. São realizadas, ainda, diversas ações em prol das pessoas com deficiência visual, como turismo sensorial para cegos, braile nas embalagens e parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, por meio da doação de 1% do faturamento das vendas dos produtos Kaynã.
A sustentabilidade também está presente por todos os lados na Toca do Kaynã, desde as embalagens para viagem e os canudos, feitos de trigo; os copos descartáveis são à base de mandioca, sendo comestíveis e compostáveis. É também realizada captação da água da chuva utilizada para lavagem do piso e descarga nos banheiros e os produtos de limpeza são à base de óleos essenciais e biodegradáveis.
Os visitantes podem realizar o Tour do Café Especial e o Tour do Fubá de Moinho de Pedra, onde é apresentado o manejo sustentável adotado na rotina da fazenda e os turistas são provocados sutilmente a incorporar a sustentabilidade a suas rotinas, por exemplo, neutralizando suas emissões de CO2, como é feito na fazenda, por meio da compra de créditos de carbono.
“Receber essa premiação é um gigantesco incentivo pra gente. A pauta da sustentabilidade vem ganhando destaque recentemente por conta do agravamento das mudanças climáticas, mas já estamos nessa jornada há mais de 20 anos. Para nós é uma filosofia de vida. Receber um prêmio de turismo responsável com a categoria de conservação da natureza, é como ganhar um Oscar”, comemora o produtor Jefferson Adorno.
Para Adorno, a premiação também será muito bem-vinda para os negócios, visto que pode atrair mais visibilidade. “Nós, como pequenos produtores, não temos muitas ferramentas e recursos para divulgar o nosso trabalho. Até na comercialização temos muitas limitações. Com certeza essa visibilidade vai nos ajudar muito, pois são essas receitas dos visitantes da fazenda e das vendas dos produtos Kaynã que patrocinam as ações sustentáveis que realizamos no dia a dia. Quanto mais recursos tivermos, mais vamos conseguir alimentar o nosso projeto”, explica.
Cliente do Sebrae-SP na região de São João da Boa Vista desde 2018, a Toca do Kaynã sempre buscou melhorias na gestão do negócio participando de diversas ações promovidas pelo Sebrae-SP, entre elas o Programa Sebrae de Turismo e Sebraetec, além de participar de feiras em outras cidades e estados.
Para o analista de negócios do Sebrae-SP, Rafael Trefilho, a Toca do Kaynã está colhendo os frutos do que estão plantando há muitos anos. “Eles se preocupam muito com os detalhes, possuem um trabalho de gestão organizado desde as diretrizes com segurança alimentar, fichas técnicas dos produtos, boas práticas de manipulação de alimentos e funcionários capacitados”. Trefilho afirma ser gratificante observar um cliente como esse servindo de exemplo para tantos outros e motivando os pequenos negócios a serem cada vez mais competitivos, gerando emprego e renda para a região. “Ficamos felizes em ver um cliente receber uma premiação de relevância internacional como essa, pois temos a certeza de que os resultados são concretos e que a nossa missão está sendo cumprida”, conclui.