Publicidade

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae + brMalls, receberá a visita de alunos de uma escola municipal de Campinas como parte da programação do Semeia 2023, projeto da Prefeitura, em comemoração à semana do Meio Ambiente.

Reconhecido por suas iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente e à sustentabilidade desde a sua construção, o empreendimento atingiu recentemente a marca Aterro Zero. Ou seja, 100% dos resíduos produzidos pelo shopping possuem a destinação adequada e nada é descartado em aterros.

Publicidade

Essa destinação adequada de todos os resíduos impacta positivamente o meio ambiente. Conforme dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, a geração de lixo saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas.

Para atingir a totalidade de reaproveitamento dos dejetos, o Parque D. Pedro Shopping firmou parcerias com empresas licenciadas para segregação e direcionamento desses materiais. “Nós já trabalhávamos com a coleta seletiva, mas, somente com essas parcerias, conseguimos dar o destino adequado para cerca de 15% dos rejeitos, que antes eram enviados ao aterro sanitário”, explica Marcelo Zaffalon, superintendente do Parque D. Pedro Shopping.

A primeira visita foi dos alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Lourenço Bellochio, nesta sexta-feira, 2. A segunda está prevista para 7 de junho, com duas turmas do 7º ano da mesma escola.

+ Parque D. Pedro Shopping terá posto de doação de sangue no Junho Vermelho

“Como as ações do Parque D. Pedro Shopping coincidem com os conteúdos desenvolvidos com as turmas, escolhemos o local para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos e ver na prática aquilo que estão estudando”, explicou Girlene Cruz, orientadora pedagógica da escola.

Na visita, os alunos também conhecem a Estação de Tratamento de Efluentes do Parque D. Pedro Shopping, que trata 100% da água descartada, com capacidade de manejo mensal de 22,5 milhões de litros. Dessa água tratada, 90% é utilizada para uso não potável, como irrigação, limpeza de piso externo, bacias sanitárias e torres de resfriamento, utilizadas para refrigeração da água e climatização do empreendimento.

+ Parque D. Pedro Shopping agora conta com oito pistas de boliche de última geração

“A água tratada para reuso também é utilizada para as torres de resfriamento, que geram o ar-condicionado que atende todo o shopping”, diz Zaffalon. Graças à sua iniciativa, o Parque D. Pedro ganhou, em 2022, o Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) de sustentabilidade em políticas de reuso de água.

Além de cumprir a legislação, o shopping gera empregos indiretos nas indústrias e cooperativas e reduz as emissões de carbono na atmosfera. “Desde novembro do ano passado, os rejeitos são direcionados a uma empresa que faz uma nova segregação, e os materiais que não são aproveitados para reciclagem são direcionados para coprocessamento”, explica Zaffalon.

O coprocessamento transforma os materiais considerados não reutilizáveis em combustível derivado de resíduos, utilizado para substituir combustíveis fósseis, principalmente na fabricação de cimento. Essa é uma forma ambientalmente adequada de aproveitar a energia gerada pela queima desses materiais.

“Desde a nossa construção até o atual momento, na revitalização do shopping, o Parque D. Pedro sempre se preocupou com a sustentabilidade. É um novo olhar sobre a proposta original: ser um parque com relevância da luz natural e ter áreas verdes, com implementação de novo paisagismo para receber os visitantes com iniciativas socioambientais”, finaliza o superintendente.

Sobre o Parque D. Pedro Shopping

O Parque D. Pedro Shopping completou 21 anos com um mix variado de atrações que faz dele o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas. Administrado pela Aliansce Sonae + brMalls, o empreendimento possui 127 mil m² de ABL (área bruta locável) e conta com mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lojas âncora, megalojas e restaurantes. Com um espaço versátil e inclusivo, o shopping oferece conveniência com praticidade, criando experiências memoráveis aos seus visitantes. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento. O Parque D. Pedro Shopping investe, também, em inovação, integrando o mundo físico ao digital, como o Shopping On Line.

Sobre a Aliansce Sonae + brMalls

Juntos, a partir de agora, somos a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 62 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência figital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com o mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU.

Publicidade

Sócio-proprietário e fundador do Portal de Pinhal, jornalista (MTB 95.230-SP).

Os comentários estão fechados.

Exit mobile version