O Município de Interesse Turístico de Estiva Gerbi inaugurou, em 26 de maio, obra da construção do Parque da Lagoa da Busa com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), no valor total de R$ 1.230.147,92.
A obra inclui pista de caminhada no entorno do lago, com iluminação ornamental, instalação de playground e fechamento da área do parque com alambrado, além de três quiosques, sanitários, fraldário e portaria. Estiva Gerbi é uma das cidades da Região Turística Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana graças à sua história ligada às estradas de ferro. Com 11.295 habitantes, é conhecida tanto por seu ecumênico Turismo Religioso, quanto por uma feira noturna regional que acontece às quartas-feiras em sua praça matriz, e chega a receber sete mil visitantes.
Este destino também possui enorme potencial para investir em Turismo Rural e de Pesca. A feira noturna conta com 150 barracas, traz grande variedade gastronômica onde o turista vai encontrar frutas, verduras, bebidas (chopp e cerveja artesanal de produtores estivenses), comidas típicas regionais como a paella espanhola, baião de dois, feijão tropeiro, churros, tapiocas, pasteis, o macarrão na frigideira, os espetinhos de carne, pães e doces caseiros, porções de peixes e produtos variados como brinquedos, vestuário e calçados.
“Estiva Gerbi conta com belas paisagens naturais. A cidade pode proporcionar ao visitante uma experiência única para quem busca explorar belezas e cultura de uma cidade rural. Obras de infraestrutura com investimentos do Dadetur tornam o município cada vez mais receptivo ao turismo”, afirma o secretário do Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.