Jovens de 16 a 24 anos de todo o estado de São Paulo interessados em iniciar um negócio ou aprimorar suas habilidades empreendedoras podem se inscrever no Empreenda Jovem, um curso gratuito e online oferecido pelo Qualifica SP Empreenda. Esta iniciativa, promovida pelo Governo do Estado e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibiliza mil vagas, com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (13).
Segundo um estudo do Sebrae, jovens empreendedores enfrentam desafios significativos, como a falta de conhecimento sobre mercado, ferramentas de gestão empresarial e dificuldades para encontrar financiamento e investimentos.
Para enfrentar essas dificuldades, o curso online do Qualifica SP – Empreenda, em parceria com a Beebusinezzz, proporcionará aos alunos aprendizado sobre estudo de mercado e gestão financeira. Ao final do curso, os participantes receberão um plano de negócios personalizado, elaborado com base nas ideias desenvolvidas durante as etapas do curso.
“Queremos estimular o espírito empreendedor nos jovens para que possam desenvolver seus talentos e concretizar suas ideias. Assim, estamos criando oportunidades, como orienta o governador Tarcísio de Freitas, que certamente terão um impacto significativo no futuro desses jovens”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Com o Empreenda Jovem, os participantes terão a chance de transformar suas ideias em negócios lucrativos e com impacto socioambiental positivo.
As inscrições podem ser realizadas no site www.qualificasp.sp.gov.br até o dia 26 de junho. Os selecionados serão notificados por e-mail. As aulas, que são gravadas, têm início previsto para julho. O curso é dividido em quatro módulos e tem duração de dois meses.
Após a conclusão do curso, os participantes maiores de 18 anos poderão acessar a linha de microcrédito do Banco do Povo para iniciar seus negócios.
Concurso e Feira do Sebrae
Além do curso, os concluintes poderão participar de um concurso de empreendedorismo, onde os 10 melhores projetos serão premiados com a participação na Feira do Empreendedor 2024 do Sebrae, que ocorrerá em outubro, na capital paulista. Estudantes do ensino médio entre 16 e 18 anos terão prioridade.
Os 10 finalistas receberão mentorias para preparar suas apresentações e apresentar seus planos de negócios a uma banca avaliadora durante o evento do Sebrae. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico cobrirá os custos de transporte e hospedagem dos vencedores.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
Sobre a Beebusinezzz
A Beebusinezzz é a primeira plataforma de educação empreendedora para jovens baseada em um método experiencial com ênfase em educação financeira.