A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo abriu 12 mil vagas exclusivas do programa Bolsa Empreendedor para motofretistas, profissionais responsáveis pelo transporte de produtos e serviços. A iniciativa oferece curso de qualificação empreendedora e bolsa-auxílio de R$ 1.000,00, divididos em duas parcelas, que podem ser utilizados na compra de equipamentos de proteção individual (EPIs), por exemplo. A iniciativa, específica aos motofretistas, é uma parceria com Detran.SP.
O Bolsa Empreendedor é um programa que tem como objetivo apoiar os empreendedores informais em situação de vulnerabilidade do estado de São Paulo na migração ao mercado formal. “Se a gente tem um mercado de trabalho cada vez mais exigente, temos que reforçar o treinamento e a qualificação desses profissionais estimulando o empreendedorismo”, diz Zeina Latif, secretária de desenvolvimento econômico.
O programa está com 65 mil vagas abertas em todo o estado de São Paulo. O Governo do Estado está investindo R$ 100 milhões no projeto, com o objetivo de apoiar cidadãos, impulsionar novos empreendimentos e incentivar a retomada de pequenos negócios.
Como se inscrever?
Os moradores do estado de São Paulo, maiores de 18 anos, alfabetizados e que estão atualmente desempregados ou são MEI podem se inscrever no programa pelo site do Bolsa do Povo www.bolsadopovo.sp.gov.br/portal/BolsaEmpreendedor. A renda familiar mensal deve ser menor que 3 salários-mínimos. As inscrições terminam em 18 de setembro.
Para acessar a bolsa, os participantes devem concluir o curso gratuito de empreendedorismo ministrado pelo Sebrae, atingir 80% de frequência nas aulas e obter formalização como MEI (Microempreendedor Individual) ou outra natureza jurídica.
Siga o @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.