Economia
Agência de classificação de risco aumenta nota do estado de São Paulo
Segundo a Fitch, rating de Inadimplência do estado subiu de “BB-” para “BB”, com perspectiva estável

A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, elevou o rating de São Paulo de “BB-“ para “BB” – Perspectiva Estável, nesta terça-feira (1).
O índice elevado foi o IDR (“Issuer Default Ratings” ou Rating de Inadimplência do Emissor). Esta classificação, ainda que não atribua grau de investimento, indica boa qualidade de crédito do Estado e sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros.
De acordo com a Fitch, um dos fatores que ajudou o estado a melhorar foi seu PCI (Perfil de Crédito Individual), por conta das condições de sua dívida com a União (maior credora de São Paulo), que são “mais flexíveis que as de uma dívida tradicional”. Dívidas mais “saudáveis” possibilitam maior capacidade de pagamento e, portanto, melhora no índice de inadimplência.
A nota da agência também destaca que o Perfil de Crédito Individual do Estado de São Paulo reflete uma combinação de risco “médio baixo”, sustentabilidade da dívida, avaliada com a classificação “A”, e a comparação entre pares nacionais e internacionais. Os ratings variam de “AAA” a “D”.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP reduz carga tributária para impulsionar a economia e gerar empregos
Na avaliação anterior, publicada em junho, a agência havia destacado alguns pontos positivos para a economia paulista. Entre elas, a “adoção de uma alíquota ad rem (valor fixo por litro) para combustíveis e a reversão parcial das perdas de arrecadação do setor elétrico” que “elevaram a arrecadação em maio–junho, indicando uma recuperação para o segundo semestre de 2023 e 2024”.
Na publicação, a Fitch também avaliou como positiva a “Robustez das Receitas” do estado, destacando a “elevada autonomia fiscal, com baixa taxa de transferência”, e relatou que o estado apresentava “controle moderado do crescimento das despesas, com margens operacionais sólidas, está em dia com sua folha de pagamento e não tem atrasos significativos no pagamento de fornecedores”. Além disso, segundo a agência, nos últimos quatro anos (2018 a 2022), as receitas operacionais cresceram mais que as despesas operacionais.
Fonte: Portal do Governo SP

-
Emprego7 dias ago
Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Pinhal para esta segunda-feira (10)
-
Concurso5 dias ago
Governo de São Paulo autoriza concurso para alunos-oficiais da PM
-
Policial7 dias ago
Polícia Civil faz megaoperação contra receptadores de celulares roubados
-
Economia5 dias ago
CAIXA anuncia datas para ressarcimento de cotas dos extintos fundos do PIS/PASEP transferidas ao Tesouro Nacional
-
Eventos7 dias ago
Maior evento de cidades do Brasil inicia venda de ingressos
-
Clima e Tempo7 dias ago
Frente fria perde força em São Paulo, mas pancadas de chuva ainda podem ocorrer, diz Defesa Civil
-
Espírito Santo do Pinhal3 dias ago
Governo de SP libera R$ 32 milhões para infraestrutura e mobilidade na região de Campinas; Espírito Santo do Pinhal será beneficiada
-
Emprego5 dias ago
Confira as vagas disponíveis no PAT de Espírito Santo do Pinhal nesta quarta-feira (12)