Connect with us

Policial

Governo de SP anuncia histórica nomeação de mais de 4 mil novos agentes para a Polícia Civil

Medida assinada pelo governador Tarcísio de Freitas viabiliza expansão de equipes de delegados, investigadores, escrivães e legistas

Publicado

em

Brasão da Polícia Civil de SP
© Foto: Marcelo S. Camargo | Governo de SP

O Governo de São Paulo anunciou que será publicada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial do Estado, a convocação de mais de 4 mil aprovados em concurso para a Polícia Civil. A medida, que foi assinada pelo governador, possibilita a maior nomeação já vista para os quadros da instituição.

“São milhares de novos profissionais que vão compor o nosso time nas forças de segurança e estarão presentes nas delegacias da capital, do interior e do litoral. Algo que era requerido pela sociedade há muito tempo e que agora vai fazer a diferença para proteger nossa população e reforçar o combate permanente ao crime em São Paulo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

A convocação abrange os candidatos aprovados no concurso de 2022, bem como os remanescentes. Está prevista a formação e contratação de 2.208 escrivães, 1.260 investigadores, 353 delegados e 196 médicos-legistas. O total de 4.017 candidatos convocados representa um aumento de 36,7% em relação ao número inicialmente previsto nos editais.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os convocados tomarão posse em seus cargos até 15 dias após as nomeações. Todos passarão por cursos de formação na Academia de Polícia, com duração de cinco meses para delegados e três meses para as demais carreiras.

Além disso, o Governo de São Paulo está avançando com concursos para preencher outras 3,5 mil vagas, sendo 3.135 para a Polícia Civil e 365 para a Técnico-Científica. Esses editais foram lançados pela atual gestão estadual.

Com as nomeações e os novos concursos, a Secretaria de Segurança Pública espera um aumento de aproximadamente 30% nos efetivos das polícias Civil e Técnico-Científica. Essas iniciativas reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com a valorização das carreiras policiais, destacando-se que, em 2023, foi concedido o maior reajuste salarial da história do Estado no primeiro ano de gestão para os profissionais das forças de segurança.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade