Publicidade

O Porto de São Sebastião, localizado no litoral de São Paulo, deu início, nesta semana, a um projeto inovador de exportação sustentável. Cerca de 600 toneladas de café, produzidas no interior paulista, serão transportadas por um veleiro movido a vento e energia eólica até a França. A viagem tem duração prevista de três semanas e é realizada pelo veleiro Artemis, o primeiro do gênero a operar em uma rota internacional.

O carregamento é composto por 700 pallets, cada um com 14 sacas de café, totalizando 9,8 mil sacas. Junto com o café, também serão enviadas algumas sacas de sementes de cacau brasileiro, com destino à indústria de chocolates da Europa.

Publicidade

Esta viagem marca a estreia do veleiro Artemis, que veio diretamente do Vietnã para São Sebastião. O projeto tem como objetivo realizar a exportação com o mínimo impacto ambiental possível, desde a origem da carga até o transporte. Por isso, a escolha do Porto de São Sebastião, que conta com o selo verde de sustentabilidade, foi estratégica. Além disso, o porto oferece condições favoráveis para operações marítimas, como a profundidade do canal de navegação e a infraestrutura de apoio.

LEIA TAMBÉM: Depois de 60 anos, Porto de São Sebastião faz retomada histórica com novo transporte de café

Com um conjunto de velas que ocupa 3.000 metros quadrados e um mastro de 65 metros, o veleiro Artemis utiliza a energia eólica gerada pelo movimento das velas para operar de forma autossuficiente. A energia gerada é armazenada em baterias, alimentando todos os sistemas a bordo, incluindo equipamentos e iluminação. Em casos excepcionais, quando o vento não for suficiente, o veleiro pode usar um motor a combustão.

Além da preocupação ambiental, o café exportado é 100% rastreável, permitindo que os compradores acompanhem todo o processo de cultivo e colheita. Para o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, essa operação reflete o crescimento do porto e a importância da sustentabilidade no processo logístico: “É uma operação que reforça a relevância do Porto de São Sebastião no cenário global, especialmente com a exportação de um produto tão representativo para o Brasil, como o café.”

Em setembro de 2024, o Porto de São Sebastião já havia realizado sua primeira exportação de café após mais de 60 anos. Mais de 8 mil toneladas de café verde foram enviadas para a Alemanha, retomando um ciclo interrompido desde a década de 1960.

Expansão do Porto e Futuro Promissor

O Porto de São Sebastião também está se preparando para uma expansão significativa. Está em andamento a consulta pública para a construção de um novo terminal, com investimentos previstos de R$ 660 milhões. A obra incluirá a construção de um novo píer, com dois berços de atracação, e melhorias na infraestrutura de recepção e expedição de cargas, ampliando a capacidade do porto para 4,3 milhões de toneladas anuais.

Este novo terminal terá um impacto positivo na economia local, gerando empregos e novas oportunidades de negócio. O projeto será realizado por meio de uma parceria público-privada, com o vencedor da licitação responsável por executar as obras e operar a nova infraestrutura por um período de 35 anos.

Sobre o Porto de São Sebastião

O Porto de São Sebastião, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), é um porto público federal sob delegação do Governo do Estado de São Paulo. Em 2024, o porto bateu recorde histórico de movimentação de cargas, com 760 mil toneladas registradas no primeiro semestre, um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2023.

Os principais produtos exportados pelo porto são açúcar, produtos siderúrgicos, peças e equipamentos. Já as importações incluem barrilha, malte, trigo e produtos siderúrgicos.

Com informações da Agência SP

Publicidade

Sócio-proprietário e fundador do Portal de Pinhal, jornalista (MTB 95.230-SP).

Leave A Reply

Exit mobile version