Foto Divulgação | EcoNoroeste
Nesta quarta-feira, São Paulo dá início ao seu primeiro sistema de pedágio livre, chamado free flow, na rodovia SP-333, em Itápolis. A EcoNoroeste revelou que essa nova forma de cobrança, completamente automatizada e sem cabines de pedágio, será implementada também na praça de Jaboticabal ainda neste semestre.
Foto Divulgação | EcoNoroeste
O sistema free flow já foi adotado em estados brasileiros como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e agora se expande para São Paulo, trazendo uma nova era para os motoristas. Com essa tecnologia, não será preciso parar em barreiras físicas de pedágio, o que promete acelerar o fluxo de trânsito.
Foto Divulgação | EcoNoroeste
Segundo o site Mobilidade Estadão, a tarifa do novo sistema free flow será de R$ 8,90, mesmo com a implementação da nova tecnologia. No entanto, motoristas que utilizam tags terão um desconto automático de 5% em cada passagem, o que fará com que o valor caia para R$ 8,45.
Foto Divulgação | EcoNoroeste
Foto Divulgação | EcoNoroeste
No sistema free flow, a cobrança é realizada automaticamente à medida que o veículo passa por cada pórtico de leitura, e o valor correspondente é adicionado à fatura mensal da tag instalada no carro. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Greenpass e Move Mais oferecem essas tags.
Foto Divulgação | EcoNoroeste
Para os motoristas que ainda não possuem a tag, o pagamento deverá ser feito em até 15 dias utilizando os canais de pagamento disponíveis.
Foto Divulgação | EcoNoroeste
O sistema free flow já vem operando no Brasil há mais de um ano, com presença no Rio de Janeiro (Rio-Santos) e no Rio Grande do Sul (ERS-122, ERS-240 e ERS-446).
Foto Divulgação | EcoNoroeste
A previsão é de que esse modelo seja implementado em outras rodovias de São Paulo, como a SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga). No entanto, o primeiro trecho totalmente automatizado do estado entra em funcionamento agora.
Foto Divulgação | EcoNoroeste