Connect with us

Justiça

Conheça 3 áreas em que um advogado criminalista pode atuar

Publicado

em

Você já deve saber que o direito se divide em várias áreas, e isso se dá porque cada especialidade merece uma atenção maior, para que os casos ou processos sejam resolvidos da melhor forma possível.

E não é diferente na área criminalista. Hoje existem muitos advogados que atuam na área com excelência e são muito reconhecidos. Mas, mesmo se especializando em uma área, o profissional criminalista pode trilhar a carreira por muitos caminhos diferentes e seguir outras vertentes.

Um advogado criminalista tem muitas áreas de atuação para seguir. Ele pode atuar em delegacias ou até mesmo como advogado correspondente, dentre outras opções para quem deseja trabalhar na área ou tem curiosidade em conhecer mais a carreira de um defensor criminal.

Para entender mais esse setor que é tão polêmico, continue neste artigo que vamos te apresentar três áreas de atuação de um advogado criminalista:

  1. Carreira Pública

A carreira pública de um advogado começa geralmente por meio de concursos e provas onde o candidato mostra seus conhecimentos e conquista um cargo público. 

A área criminal pública é colocada em prática no Ministério Público, na Polícia e nos Tribunais, onde o objetivo principal é garantir que a lei seja efetivamente validada para os cidadãos, baseados nos direitos essenciais dos brasileiros.

Alguns dos exemplos de cargos públicos no âmbito do direito criminal são: delegado, juiz, defensor público e muitos outros cargos de apoio a essas profissões. Todos esses direcionamentos exigem sempre um conhecimento muito técnico sobre a área em que o profissional vai atuar, sendo as provas sempre complexas.

  1. Advocacia correspondente

Um advogado correspondente atua como um auxiliar em escritórios de advocacia ou de um outro advogado autônomo. 

É ele quem fica responsável por algumas funções mais específicas do processo e que demandam um apoio, assim como em protocolos de petições, despachos ou cumprimento de diligências. 

Esse advogado pode também fazer parte mais ativamente do processo, como acompanhando o cliente em depoimentos, reuniões ou outros protocolos, por exemplo. Dessa forma, os serviços prestados serão mais ágeis e dinâmicos, assim mostrando exclusividade e resultados mais efetivos para os clientes. 

  1. Carreira Criminal Privada

Um advogado criminal também pode atuar no âmbito do direito privado, defendendo clientes em questões que envolvem crimes como delitos, por exemplo. O profissional pode advogar em defesa do réu ou do autor, dependendo da situação em que o cliente se encontra diante do processo.

O advogado deve sempre cumprir o dever de exercer sua profissão de acordo com os preceitos do ordenamento jurídico, independente do cliente ser culpado ou não. Além disso, é importante lembrar que esse profissional pode atuar de forma autônoma ou até mesmo como funcionário de escritórios de advocacia especializados na área.

Há ainda muitas outras áreas nas quais um advogado criminal pode atuar, pois se trata de uma parte do direito complexa mas prazerosa para quem deseja seguir uma carreira promissora.  E você? Conhecia essa gama de atuações?

Fontes:

3 opções de carreira para advogados na área criminal

https://www.ebradi.com.br/coluna-ebradi/advocacia-criminal/

https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/advogado-criminalista

https://sajadv.jusbrasil.com.br/artigos/343767400/conheca-a-carreira-de-advogado-criminalista

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.