Siga-nos em

Educação

Escola Champagnat implementa o Ensino Médio em Espírito Santo do Pinhal

Colégio já está mobilizando os alunos e a comunidade para a implantação em 2023

Publicado

em

Etapa conclusiva da educação básica, o Ensino Médio promove uma série de aprendizagens e também de desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

O novo currículo será implementado progressivamente em 2023. Com uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a reforma ampliará o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais. 

Foto Divulgação|Escola Champagnat

Além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os jovens poderão optar por seguir alguns dos itinerários formativos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e formação técnica e profissional. Com os itinerários formativos, que devem tomar ao menos 40% da carga horária, os alunos podem escolher se aprofundar em alguma dessas áreas, segundo o seu interesse. 

Na prática, a nova organização curricular se torna mais flexível, enquanto contempla as habilidades e competências da Nova Base Nacional Comum Curricular.

“Unimos a prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Deste modo, o aluno é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania”, afirma a diretora da Escola Champagnat, de Espírito Santo do Pinhal (SP), Viviane Silva.

Para a professora, esse jeito de educar engloba a preparação acadêmica e a formação de valores humano-cristãos. “Estamos implementando o Ensino Médio na cidade, porém, carregamos a tradição e o conhecimento na área de educação do Grupo Marista, nosso mantenedor, com resultados excelentes de aprovação nas melhores universidades do país”, frisa a diretora.

Sobre as Escolas Champagnat: com um sistema de ensino baseado na aprendizagem criativa, as Escolas Champagnat permitem aos alunos vivenciarem o aprendizado de forma dinâmica, com a “mão na massa”, tudo isso atrelado a resolução de situações-problemas. Além de aulas diárias de inglês, também fazem parte da rotina educacional aulas com elementos da robótica e recursos da Microsoft, como o Minecraft.

Saiba mais em https://escolachampagnat.com.br/ 

Siga o @pinhalportal no Instagram. Participe também do grupo de WhatsApp e do Telegram.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui