Connect with us

Política

Prefeitura de Pinhal divulga nota de esclarecimento do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente

Publicado

em

Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal divulgou em suas redes sociais, uma nota de esclarecimento sobre o corte de uma árvore Araucária na Praça Presidente Kennedy (veja abaixo).

Publicidade
Prefeitura de Pinhal divulga nota de esclarecimento do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente
© Foto Revista Atua | Arquivo

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal vêm por meio deste esclarecer a situação do corte de uma árvore Araucária (Araucaria angustifolia) localizada na Praça Municipal Presidente Kennedy em frente a E. E. Cardeal Leme feito pela Prefeitura por meio de caminhão terceirizado.

No dia 14 de janeiro de 2022 houve uma ocorrência junto ao Corpo de Bombeiros em relação a queda de uma árvores, da mesma espécie, porte, idade, localizada neste mesmo local. Em virtude desse fato a Prefeitura, por meio dos Serviços Urbanos, solicitou ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente uma vistoria no local para avaliar a situação de outra árvore da mesma espécie.

Considerando que a probabilidade de risco de queda da árvore poderia afetar a comunidade escolar e também o entorno da praça, com as pessoas que transitam no local, casas próximas, veículos, estabelecimentos comerciais e outros patrimônios públicos, o Departamento de Meio Ambiente compreendeu que a Precaução Social foi um fator de peso para a tomada de decisão quanto ao corte da árvore. Além disso, foi considerado o aspecto técnico de localização da árvore, assim como características visuais e diálogos indicativos com outras autoridades em relação a possível falta de “saúde” da árvore.

Publicidade

Ressalta-se que a Prefeitura adota medidas de preservação e compensação ambiental em relação as árvores urbanas, sendo autorizado os cortes em casos de risco a população.

Siga o @pinhalportal no Instagram. Participe também do grupo de WhatsApp e do Telegram.

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.