Simultaneamente, eventos realizados na noite de segunda-feira (7) em São João da Boa Vista e Piracicaba, municípios das regiões centro leste e centro paulista, respectivamente, foram marcados pela emoção da entrega dos prêmios da Campanha União Solidária 2021, doados pelo Instituto CoopConecta, com apoio da Sicredi União PR/SP e Instituto Cocamar. Na ocasião, também foi lançada a 5ª edição da campanha, com estreia da venda de cupons em 20 de março.
Em São Paulo e no Paraná, por intermédio da venda de cupons, a ação repassou quase R$ 3,5 milhões a 576 projetos, contemplou 536 entidades distribuídas em 135 cidades e que atendem mais de 774 mil pessoas.
Ao todo, nos dois estados, foram entregues três carros Fiat Argo – um em São Paulo e dois no Paraná – e seis motos Honda CG 160 Start. Ao longo da campanha, também foram sorteados e entregues três iPhones XR, três patinetes elétricos, três notebooks, três Smart TVs e três bicicletas elétricas. As entidades que venderam os bilhetes com os números sorteados também foram contempladas com uma bonificação e cada uma recebeu R$ 5.000.
No evento em São João, a ganhadora do Fiat Argo em São Paulo foi a dona de casa Nair Orfei Modesto, de 73 anos, moradora de Casa Branca (SP), distante cerca de 45 quilômetros da cidade sanjoanense. Ao lado do marido João Augusto Modesto, a felizarda comemorou por ter sido sorteada com o carro e avisada bem no dia do aniversário – 15 de fevereiro.
“Que presente! Foi uma bênção! Estou muito feliz, emocionada, mas de alegria. Foi uma bênção que veio na nossa vida no momento certo. A gente estava tentando comprar um [carro] e, nisso, Deus nos deu um novo”, disse dona Nair, que comprou o cupom da União Solidária no último dia, para ajudar a comunidade da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Desterro, também de Casa Branca, que pela terceira vez foi contemplada com uma bonificação da União Solidária, por ter vendido cupons premiados.
Presente na entrega, padre Mário Adorno, pároco responsável pelo santuário, falou da terceira vez que a paróquia foi premiada, sendo a segunda consecutiva e com uma motocicleta. “É como se fosse uma recompensa a todos que ajudaram de alguma forma. É como sempre digo: ‘todos ganham!’ Aquele que ganhou o prêmio fica muito feliz. Isso vem para somar, para agregar ainda mais ao trabalho que a gente realiza, que salva vidas, ajuda socialmente, [pessoas] em situação de vulnerabilidade e que, graças a esta campanha, no momento certo e na hora certa, conseguimos cumprir algumas ações importantes e de benefício em favor de nosso povo, dentro daquela estrutura toda do santuário”, afirmou.
Capitaneando a premiação em São João da Boa Vista, apresentando os resultados obtidos na campanha do ano passado, Rogério Machado, diretor-executivo da Sicredi União PR/SP, anunciou a União Solidária 2022 já a partir de 20 de março, as facilidades da 5ª edição e sua finalidade.
“A principal finalidade da Campanha União Solidária é arrecadar recursos para as entidades, através da venda de cupons. Quem adquire o cupom é pelo coração, de ter a oportunidade, também, de ajudar estas entidades que se preocupam com o bem-estar das pessoas que estão em vulnerabilidade social. A premiação é a consequência deste ato do bem”, disse.
Segundo Machado, neste ano, o mecanismo foi bastante alterado para tornar a campanha mais fácil, para que as pessoas possam ou cadastrar o cupom, ou a entidade vai cadastrar o cupom. “Nós criamos um centro de cadastro para que as entidades possam encaminhar os cupons para cadastramento e, assim, ampliar a seriedade da campanha”, salientou.
Na 5ª edição serão outros três automóveis Fiat Mobi, seis motos e 12 iPhones, como prêmios mensais no decorrer da campanha.
MOTOS SAEM PARA ARARAS E PIRACICABA
Em Piracicaba, o evento de premiação foi comandado por Wellington Ferreira, presidente da Sicredi União PR/SP, que entregou duas motos Honda CG 160 Start e outros dois cheques para as entidades que venderam os números sorteados.
Andréa Franco, a ganhadora de uma das motocicletas, é de Araras/SP e adquiriu dois cupons da Santa Casa de Misericórdia da cidade. “Não lembrava mais que havia comprado. Trabalho lá como enfermeira e fiquei muito feliz, ainda mais por conta dos cinco mil reais que o hospital ganhou por ter vendido um dos números premiados”, afirmou com ar de satisfação.
A outra moto foi conquistada pelo piracicabano Giovani Bueno mas, por motivo de viagem, durante a solenidade, foi representado pelos pais Neusa e Odair Bueno que retiraram o prêmio conquistado por um cupom comprado na Paróquia Santa Rosa de Lima, que também ganhou um cheque de R$ 5.000.
SODEXO
A edição 2022 da campanha União Solidária também contará com o apoio da Sodexo Benefícios e Incentivos, que já doou R$ 300 mil ao Instituto CoopConecta. Os recursos serão utilizados para a realização da quinta edição desta campanha que colabora com centenas de entidades sociais.
Dentre as novidades para 2022, o presidente da Sicredi União PR/SP Wellington Ferreira, destaca o uso do recurso de cadastramento por meio do QR Code e o pagamento dos cupons via Pix. “O Pix, hoje, é o meio de pagamento mais usado e a gente trouxe esta facilidade, além do pagamento via cartão. Na compra dos cupons, as pessoas vão ver que eles têm o espaço para o registro de quem está comprando. Não tem como ficar de fora! Basta adquirir os cupons, além de ajudar as entidades que estão concorrendo a todos os prêmios”, avisou.
UNIÃO SOLIDÁRIA
A Campanha União Solidária nasceu em 2018 com o objetivo de colaborar com as diversas entidades que trabalham em prol da solidariedade, transformando vidas.
As organizações cadastram seus projetos e recebem cupons para serem comercializados pela comunidade por R$ 10 cada. Todo valor arrecadado fica integralmente para a entidade.
Podem participar da campanha os projetos que beneficiem comunidades de baixa renda, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pacientes com câncer, idosos, imigrantes, refugiados e mulheres. Desde que foi criada, a União Solidária arrecadou mais de R$ 12,2 milhões.
Em 2018, foram 150 entidades envolvidas, de 31 cidades, sendo 550 pessoas beneficiadas com uma arrecadação de R$ 1,3 milhão. Em 2019, participaram 437 entidades, de 113 municípios, sendo contempladas 690 mil pessoas com recursos que alcançaram R$ 3,5 milhões. Já em 2020, integraram a iniciativa 113 cidades, 466 entidades, 692 mil pessoas e o valor arrecadado foi de R$ 4,07 milhões.