Connect with us

Agronegócio

Universidade do Café Brasil divulga Caderno – Vol. 12 referente à pesquisa “Desequilíbrio de gênero no agronegócio café”

Publicado

em

Universidade do Café Brasil divulga Caderno – Vol. 12 referente à pesquisa “Desequilíbrio de gênero no agronegócio café”
© Foto Divulgação

Há mais vinte anos, a Universidade do Café Brasil realiza pesquisas, sempre alinhada ao posicionamento da illycaffè, na definição de assuntos que sejam relevantes e agreguem valor a toda cadeia do agronegócio café.

Publicidade

Tema desafiador para vários setores da economia e principalmente para a cafeicultura, a diferença entre gênero serviu de pauta para a concretização de uma pesquisa inédita. Realizada pela UDC, com o tema “Desequilíbrio de gênero no agronegócio café”, a pesquisa apresentada em sua 12ª edição dos Cadernos da Universidade do Café, abordou uma questão desafiadora para o setor.   

Com caráter propositivo, o relatório tem como objetivo indicar sugestões de estratégias públicas e privadas que possam mitigar efeitos do desequilíbrio de gênero. Segundo os dados obtidos na pesquisa é possível constatar que se trata de um problema complexo e que envolve a mobilização de múltiplos fatores e instituições.

Publicidade

“O equilíbrio de gênero no Sistema Agroindustrial Café não será alcançado a partir de ações isoladas. É necessário que haja uma coalizão de forças entre os diversos setores (público, privado e sociedade civil) para que se estabeleça metas e ações”, explica a Profa. Dra. Christiane Leles Rezende De Vita, da Universidade do Café Brasil e PENSA-Centro de Conhecimento em Agronegócios.

A pesquisa completa, em português e inglês, está disponível para download no site da Universidade do Café Brasil através do link: http://universidadedocafe.com/publicacoes/cadernos-universidade-do-cafe-vol-12-2022/

Publicidade

Sobre a illycaffè             

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional. Há 261 lojas illy de marca única em mais de 40 países pelo mundo.

Siga o @portaldepinhal no Instagram. Participe também do nosso grupo de WhatsApp. Clique aqui.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.