Siga-nos em

Geral

Ambev entrega primeira cervejaria carbono neutro em São Paulo

Em jornada ambiciosa, tradicional unidade de Agudos é a primeira no estado de São Paulo a atingir a neutralidade de carbono em suas operações

Publicado

em

Ambev entrega primeira cervejaria carbono neutro em São Paulo
© Foto Divulgação

A Ambev segue rumo ao cumprimento de suas metas de sustentabilidade para 2025, e acaba de atingir a neutralidade de carbono em mais uma de suas cervejarias. A unidade de Agudos, no interior de São Paulo, deixará de emitir, por ano, mais de 10 mil toneladas de gases de efeito estufa.

Nos últimos cinco anos, a companhia investiu mais de R$ 130 milhões em tecnologia sustentável e limpa em suas operações, como parte de um plano macro, com frentes voltadas para a ação climática, gestão de água, agricultura inteligente e embalagem circular.

“No ano passado, inauguramos a primeira grande cervejaria e maltaria carbono neutro no Brasil e, seguindo a nossa jornada de descarbonização, transformamos a operação da unidade de Agudos. Essa entrega reflete o nosso compromisso com a sociedade e o meio ambiente, e queremos engajar todo o ecossistema de parceiros para promover uma mudança profunda e com impacto positivo”, conta Renata Van Der Weken, diretora de Meio Ambiente e Energia da Ambev.

Em Agudos, a Ambev apostou em iniciar a transição para uma matriz energética renovável de vapor desde 2005, com a instalação de caldeiras de biomassa que utilizam cavaco certificado de madeira de reflorestamento para geração de vapor. O biogás gerado na estação de tratamento de efluentes é também reaproveitado para geração de energia em um processo que substituiu por completo a queima de combustíveis fósseis. Desde 2021, a companhia passou a utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis.

A unidade de Agudos vem passando por um processo de transformação digital, com a implantação de tecnologias e inovação em equipamentos e processos produtivos. A modernização tecnológica da cervejaria aumenta a disponibilidade de dados de consumos e de indicadores de saúde dos processos, em tempo real. Somente nos últimos cinco anos, o consumo total de energia reduziu em mais de 10% para produzir cada litro de cerveja e mais de 90% das emissões de carbono foram reduzidas, desde 2017.

A Cervejaria Ambev de Agudos foi fundada em 1951 como Cervejaria Brahma e hoje conta com mais de 500 colaboradores que trabalham para abastecer os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Somente nesta unidade são produzidos cerca de 630 milhões de litros de cerveja por ano, para marcas como Skol, Brahma Duplo Malte e Bohemia.

Na Ambev, remuneração variável ligada a metas ESG já é uma realidade

Na trilha de assumir compromissos que geram cada vez mais incentivo e resultados positivos para todo o ecossistema, recentemente, a companhia anunciou que toda a alta liderança terá remuneração variável atreladas às metas de ESG. São consideradas as iniciativas ligadas à economia sustentável, geração de valor para micro e pequenos empreendedores, projetos de impacto social, diversidade e inclusão, além de governança.

Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

Compartilhe esta notícia

Clique aqui