O uso de correntes elétricas para o tratamento da dor é uma das técnicas mais difundidas e eficazes do mundo. O recurso, usado há mais de dois milênios pela humanidade, não deixou de ser atualizado pelos cientistas até hoje. Para apresentar as novidades da área, estão abertas as inscrições para o curso online “Correntes Elétricas Analgésicas de Baixa e Média Frequência – Prática Baseada em Evidências”, ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Há 7 vagas gratuitas para estudantes e profissionais da área da saúde do quadro permanente da Universidade e outras 3 vagas gratuitas para estudantes e profissionais da área da saúde que não façam parte da comunidade universitária.
De acordo com Richard Eloin Liebano, docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar, coordenador do curso e autor de livros e de mais de uma centena de artigos publicados, a técnica promove o alívio da dor já durante a sessão de terapia e o efeito pode durar por horas após a aplicação, além de facilitar o processo de reabilitação de pacientes com limitações de mobilidade. “Desde 400 anos a.C., há relatos do uso de peixes elétricos, por exemplo, com o objetivo de controlar a dor. Esse tipo de tratamento não apresenta efeitos adversos e tem poucas contraindicações”, descreve.
Diversos estudos científicos têm sido realizados para aprofundar os conhecimentos em relação ao mecanismo de ação e a investigação de como os parâmetros (frequência, duração do pulso e intensidade) devem ser ajustados para melhorar os resultados desse tipo de recurso. “Com o passar dos anos, a aplicação foi aprimorada e, hoje, equipamentos modernos e capacitados atendem diversas condições dolorosas de pacientes. Sendo assim, estudantes e profissionais da área da saúde precisam se atualizar para aplicar o tratamento da dor aguda e crônica de forma mais eficaz de acordo com a ciência”, ressalta o especialista, que também é responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Recursos Fisioterapêuticos (LAREF) da UFSCar.
As aulas ocorrem no dia 9 de abril, das 8 às 17h30. Estudantes e profissionais da área da saúde que desejam aprimorar o conhecimento sobre como utilizar adequadamente a técnica para o tratamento da dor, aguda ou crônica, podem participar. Os interessados podem se inscrever na Plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail eletroanalgesia.ufscar@gmail.com.
Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.