Connect with us

Espírito Santo do Pinhal

Ministério do Turismo seleciona dois roteiros de Pinhal para participar da 2ª edição do Experiências do Brasil Rural

Publicado

em

Ministério do Turismo seleciona dois roteiros de Pinhal para participar da 2ª edição do Experiências do Brasil Rural
© Foto Pixabay

Após uma fase classificatória, o Ministério do Turismo divulgou na semana passada o resultado final da seleção dos roteiros que vão participar da 2ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural. No total, sete rotas serão contempladas com a iniciativa do governo federal, pela qual os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF) garantem apoio técnico para fomentar o desenvolvimento do turismo no campo.

Publicidade

Os roteiros, ligados às cadeias agroalimentares do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel, são o “Caminhos de Dona Francisca”, de Santa Catarina; a Rota do Engenho e a Rota Caminhos de Itabaiana, de Sergipe; a Rota Verde do Café, do Ceará; a Rota Turística do Café, o Roteiro do Café e do Vinho e a rota “Do Genoma à Xícara”, os dois últimos de Espírito Santo do Pinhal.

O projeto tem como objetivo fomentar a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais com vistas à oferta de experiências memoráveis aos visitantes. Ao final, os participantes recebem suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato.

Publicidade

O ministro do Turismo, Carlos Brito, parabeniza os selecionados e aponta esforços no sentido de fortalecer o turismo rural. “O turismo rural e de natureza são grande tendências do pós-pandemia, e o Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo. Sejam bem-vindos e vamos, juntos, valorizar ainda mais a riqueza de atrativos do campo no país, contribuindo para diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de emprego e renda no campo”, comenta.

Conheça um pouco dos roteiros selecionados para a nova edição do Experiências do Brasil Rural:

Publicidade

Caminhos de Dona Francisca: localizado em Joinville (SC) e ligado às cadeias produtivas associadas da cachaça e do mel, o roteiro é palco de paisagens bucólicas de serra e propriedades com belos jardins. No trajeto, há paradas para a compra de bebidas, artesanato típico, flores, plantas, produtos coloniais, frutas e delícias da gastronomia alemã. A rota permite contemplar o caminho da Estrada Dona Francisca (SC-418) e as belezas exuberantes da Serra do Mar.

Rota Turística do Café: situado em Serra Negra (SP) e pertencente às cadeias produtivas da cachaça, do café e do mel, o roteiro abriga deslumbrantes cenários em meio a cafezais e à Mata Atlântica. No caminho, além de vivenciar a cultura e a produção de cafés especiais, o visitante pode percorrer alambiques, destilarias, cachoeiras, um parque ecológico, restaurantes, cafeteria, bistrô, empórios, contando, ainda, com charmosas opções de pousadas.

Roteiro do Café e do Vinho: tendo como base a cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP), a rota trabalha as cadeias produtivas do café e do mel. O roteiro se apoia no interesse pela cultura do café e as indústrias cafeeiras, que movimentam o turismo de negócios no município, marcado pela riqueza histórica do grão. A rota também é cenário de fazendas produtoras de uvas finas, que permitem a fabricação de vinhos mundialmente premiados.

Publicidade

Roteiro “Do Genoma à Xícara”: também situado em Espírito Santo do Pinhal (SP), o roteiro, pertencente à cadeia produtiva do café, proporciona uma imersão na história e na cultura do grão e da bebida dele originada. Em meio a paisagens da Serra da Mantiqueira, o visitante conhece a produção de cafés especiais de alta qualidade desde a colheita, além de vivenciar o patrimônio histórico local, com espaços conservados. Acesse www.dogenomaaxicara.com.br.

Rota do Engenho: a rota, ligada à cadeia produtiva da cachaça, envolve Indiaroba e Santa Luzia Itanhi (SE). O roteiro tem como principal característica a vivência de uma linha do tempo entre o Brasil Colônia e Império, contando a história de Sergipe, a importância do Rio Piauí na economia canavieira e a constituição dos engenhos. O visitante tem a oportunidade de conhecer todo o processo de fabricação artesanal de cachaça, com direito à degustação.

Publicidade

Rota Verde do Café: baseada nas cidades de Guaramiranga e Mulungu (CE), a rota pertence às cadeias produtivas do café e da farinha de mandioca. O roteiro se insere na região do Maciço de Baturité, que abriga uma área de proteção ambiental com um total de 32.690 hectares. É a morada do chamado “Café de Sombra’, cultivado à sombra da mata serrana, o que confere ao solo local uma grande quantidade de nutrientes propícios à produção do grão.

Rota Caminhos da Serra de Itabaiana: o roteiro se localiza em Itabaiana (SE) e trabalha a cadeia produtiva da farinha de mandioca. No local, o turista pode acompanhar o trabalho de uma casa de farinha, na qual duas famílias de mulheres se revezam a cada semana para elaborar comidas típicas. Também é possível conhecer o beneficiamento da castanha de caju, além do Parque dos Falcões, único da América Latina especialista no manejo de aves de rapina.

Publicidade

HISTÓRICO – A primeira edição do projeto Experiências do Brasil Rural englobou oito roteiros, que produzem queijos, vinhos, cervejas e Frutos da Amazônia: a Rota Amazônia Atlântica (PA), a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA); o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG); o Caminhos do Campo (SC), a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial (RS).

As experiências desenvolvidas nas rotas foram retratadas em vídeos promocionais de cada uma delas (Confira AQUI) e, também, houve a confecção de catálogos a respeito das rotas (Acesse AQUI).

Publicidade

Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Publicidade

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.