Tudo o que você precisa saber sobre capacetes para motocicletas

Tudo o que você precisa saber sobre capacetes para motocicletas

Quando se adquire uma motocicleta é fundamental saber os pré-requisitos e acessórios indispensáveis para sua utilização seguindo a legislação e circulando com segurança. O capacete é um deles: além de ser um objeto crucial para os condutores e passageiros de motos, salva muitas vidas em casos de acidentes.

Segundo a lei, seu uso é obrigatório para circular em qualquer via, tanto pela pessoa que estará na direção quanto por passageiros de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizado, estando devidamente afixado à cabeça.

Hoje em dia, o mercado está muito abrangente e, na hora da compra, acaba ficando complicado decidir qual o melhor modelo e custo-benefício. E tem mais: é preciso que o capacete siga os aspectos legais recomendados, pois escolher um que está fora das especificações previstas na legislação brasileira, pode gerar multa. Para isso, citamos abaixo algumas dicas para te auxiliar nessa etapa:

Eles podem ser feitos de dois materiais: o capacete de plástico é o modelo mais em conta pelo seu processo de produção, por ser plástico injetado, a fábrica produz milhares de peças por dia, reduzindo o custo final. Já os capacetes feito com fibras são considerados mais artesanais, pois o volume de produção é baixo, consequentemente, aumentando o seu preço. Entretanto, o capacete de fibra suporta mais de uma pancada no mesmo ponto, enquanto que o de plástico, não.

Cabe ressaltar que esses modelos de capacetes abertos não oferecem o mesmo grau de proteção de um fechado. Capacetes utilizados para práticas esportivas, como skate, patins, dentre outros, não são reconhecidas e não são permitidas para condutores e passageiros de motocicletas.

Diante de algumas de nossas dicas acima, recomendamos que preste sempre atenção no bom estado do seu capacete e verifique quando estiver na hora de substitui-lo.  Lembre-se também de sempre realizar as devidas manutenções em sua moto antes de sair de casa! Em caso de emergências, o Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) da Renovias está disponível 24 horas por dia pelo telefone 0800 055 9696. Os telefones de emergência, implantados a cada quilômetro, também podem ser utilizados.

Mais dicas de segurança podem ser encontradas no site do projeto “De Carona com a Segurança”, da Renovias: basta acessar: https://renovias.com.br/de-carona-com-a-seguranca/

Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

Sair da versão mobile