Connect with us

Espírito Santo do Pinhal

Cidadania para crianças: a importância desse valor na educação

Você sabe qual é o papel da escola na formação da cidadania para crianças?

Publicado

em

Cidadania para crianças: a importância desse valor na educação
© Foto Divulgação | Escolas Champagnat

Ao longo do tempo, fica cada vez mais visível a importância do trabalho dos professores e dos pais no desenvolvimento humano, socioemocional e espiritual dos alunos, o que chamamos de educação integral. O papel da escola na formação do cidadão deixou de ser apenas o ensino das matérias básicas e passou a ser encarado como um desafio muito maior e também mais frutífero, servindo de suporte para reafirmar os valores que a criança aprende em casa.

Se você se preocupa com o fortalecimento desses valores na criação dos seus filhos, não deixe de ler esse texto.

O papel da escola na formação do cidadão

A escola é um espaço vivo, onde a cidadania pode e deve ser exercida em várias situações. Como se sabe, as crianças aprendem muito com o ambiente que frequentam e, em diversos momentos, repetem as ações no dia a dia.

Porém, o papel da escola na formação do cidadão vai muito além da criação de hábitos — ela é fundamental para a vida e para o futuro da criança, especialmente, na criação de um sujeito crítico e responsável.

Cidadãos críticos e participantes

Crianças que têm o privilégio de estudar em instituições de ensino com valores sólidos que as preparam para as relações humanas de uma forma saudável e ensinam o valor da família estão mais aptas ao sucesso e, em geral, para enfrentar os desafios impostos pela vida.

Benefícios das escolas que prezam pela cidadania 

A parceria entre os pais e a escola é fundamental quando o assunto é o desenvolvimento das crianças. Para isso, ensine valores como cidadania, respeito e solidariedade desde a primeira infância e busque por um colégio que compartilhe dos mesmos valores que a sua família acredita.

Sabemos que a educação é uma via de mão dupla, começando em casa e sendo reforçada na escola. Por isso, ao buscar uma instituição de ensino é muito importante que ela seja compatível com os valores que você deseja passar para seus filhos.

Confira os benefícios de matricular seu filho em uma escola que ensine cidadania para crianças:

Cuidados com o meio ambiente

Crianças cidadãs aprendem a respeitar a natureza. Elas desfrutarão de uma conexão duradoura com o meio ambiente e aprenderão mais sobre como ter um impacto positivo no mundo.

Solidariedade

Partimos do princípio de que todas as pessoas nascem boas. Sendo assim, o papel da escola é ajudar a criança a se manter dentro dos valores de bondade, amizade e solidariedade.

Por meio de trabalhos em equipe, jogos em grupo, engajamento nos projetos da Pastoral e das campanhas solidárias, a criança aprende como ajudar seus colegas, dividindo seus brinquedos e materiais e aprendendo, assim, a compartilhar experiências. Motivar as crianças a colaborar nas tarefas em grupo pode torná-las mais colaborativas e responsáveis. 

Entendimento dos limites

Ao ensinar a cidadania é preciso mostrar para a criança que além dos nossos direitos, também possuímos deveres que devem ser cumpridos.

Como estimular esse valor dentro de casa:

  • Tenha atitudes democráticas com seus filhos: Dê às crianças experiências que lhes permitam decidir o que aprender e fazer.
  • Pratique o respeito: Quando os pais mostram respeito pelos filhos, os filhos aprendem a aplicar este valor em sua vida.
  • Potencialize seu poder de fazer a diferença: você pode fazer o que for possível dentro de sua esfera de influência.
  • Ensine que, juntos, podemos mudar o mundo!

A formação de cidadãos faz parte da visão de educação adotada dentro das unidades de ensino das Escolas Champagnat, localizadas em Adamantina, Espírito Santo do Pinhal e Presidente Prudente.  Agende uma visita e saiba mais sobre essa visão.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade