Connect with us

Educação

Covid: Alunos de engenharias da Unifeob desenvolvem robôs de higienização

Publicado

em

Alunos de engenharias da Unifeob desenvolvem robôs de higienização
© Foto Divulgação | Unifeob

Os estudantes dos cursos de Engenheira Civil, Produção e Mecânica da Unifeob foram desafiados pelos docentes a propor uma solução para a higienização de escolas como apresentação de projeto de final de semestre. A atividade tem como foco a  melhora no contexto pandêmico que os países estão vivendo. 

Publicidade

Para concluir o projeto era necessário desenvolver uma solução que utilizasse tecnologia, mais especificamente robótica. Para esse desafio foram abordados vários conceitos de elétrica e eletrônica, programação, modelismo e fenômenos de transporte. 

Além disso, o robô deveria percorrer o ambiente e realizar a higienização de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade de uma pessoa controlando. Custo benefício, eficiência, durabilidade, inovação e facilidade de utilização também seriam pontos importantes na avaliação. 

Publicidade

E assim foi feito, os estudantes entregaram vários projetos que atendessem o objetivo final, com ênfase na comprovação científica. Foram apresentados robôs com eficiência de esterilização por luz UVC capaz de higienizar superfícies, protótipos com purificação de ar, robôs que fazem o uso de produtos químicos para limpezas de corredores e salas, entre outros.

Durante as apresentações os projetos foram avaliados por professores e profissionais da área. A prefeita Teresinha, também esteve presente no Campus e  conferiu de perto os trabalhos.

Publicidade

Após a conclusão de todos os protótipos, a ideia é que esses robôs sejam doados para a Prefeitura de São João da Boa Vista, como uma forma de ajuda no combate ao covid-19 em escolas da cidade. 

Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

Publicidade

Fonte: Unifeob

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade