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O que é uma Persona e por que sua empresa precisa de uma?

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Com uma rápida busca na internet conseguimos encontrar uma quantidade quase infinita de estratégias e ferramentas que ajudam as empresas a escalarem e obterem melhores resultados.

Mas você sabe o que todas elas têm em comum?

Uma boa estratégia será aquela que, logo nos primeiros passos, pede para que você conheça bem o seu cliente. Isso porque, de nada adianta se dedicar a uma campanha que parece perfeita se não se certificar de que ela será perfeita para os seus consumidores.

Para garantir que você sempre conseguirá os melhores resultados, vamos te ensinar como criar uma persona e encontrar as características do seu cliente ideal para sempre acertar em suas escolhas!

Boa leitura!

O que é Persona?

Tenho certeza que você conhece bem o seu melhor amigo, certo? Sabe como escolher um presente de aniversário que ele vai adorar porque conhece seus gostos, preferências e até mesmo suas necessidades.

Quão bom seria se tivéssemos um melhor amigo para nossa empresa, que contasse tudo que o cliente precisa? 

Pois bem, esse melhor amigo existe e é a persona! Definida como sendo a representação do seu cliente ideal, a persona funciona como um consumidor que está 100% do tempo à sua disposição para responder qualquer pergunta que sua marca tenha.

Por ser desenvolvido com base em dados reais, a persona é uma ferramenta extremamente confiável e que ajuda as empresas a manterem seu foco, otimizando suas estratégias de acordo com o seu público em específico.

Parece a receita do sucesso, e podemos dizer que é mesmo!

O que faz da persona uma ferramenta tão útil e bem vinda é a forma como ela é desenvolvida. Sua construção se baseia no acúmulo e análise de dados reais dos clientes de uma empresa.

Com base no que foi descoberto, se montam as personas de modo que elas espelham perfeitamente os consumidores e possam agir como um guia para as marcas. 

As maneiras de se fazer uma persona são variadas, podendo ir desde uma pesquisa manual, usando ferramentas como Facebook Insights, até plataformas de criação automática como o Jornio.

A maneira que vai escolher para criar sua persona não importa, desde que você encontre o seu cliente ideal!

Persona e as estratégias de Marketing

Como mencionamos anteriormente, um bom indicativo de qualidade para estratégias de marketing, é se em seus primeiros passos já pede por uma descrição do seu cliente.

Conhecer o consumidor é um ponto essencial para toda empresa que deseja obter sucesso em meio a ampla concorrência causada pela internet. Hoje em dia não basta oferecer bons produtos, é preciso focar no cliente.

Dentre as inúmeras informações que uma persona pode fornecer, as mais importantes são o storytelling, as dores, necessidades e objetivos desse cliente ideal. Isso porque, com tais informações, você não apenas conhecerá mais da realidade do consumidor, como saberá exatamente o que oferecer para que ele consiga sanar seus problemas.

Em um mercado onde a entrega de valor se tornou o principal argumento para convencer e converter clientes, esse é o caminho mais simples e efetivo para alcançar seu público.

Isso além do fato de que, com a persona, escolher a estratégia perfeita para sua empresa fica infinitamente mais fácil, pois sabe exatamente o que precisa fazer para eles. Isso economiza tempo, dinheiro e esforços, otimizando sua empresa como um todo.

Conclusão

Desenvolver uma persona é a estratégia ideal para conseguir expandir sua marca e atrair novos clientes.

Ter um foco total nos consumidores garante mais vendas e também mais fidelizações. Então o que está esperando para encontrar o seu cliente ideal e colher esses bons frutos para a sua empresa?

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