Economia
Vendas do comércio têm a alta mais expressiva do ano em maio, diz Serasa Experian

Após registrar duas quedas consecutivas nos meses de março (-1,5%) e abril (-1,2%), as vendas do comércio físico brasileiro tiveram a alta mais expressiva do ano, marcando 2,1% frente ao mês anterior. Antes disso, o único crescimento apontado foi em fevereiro, quando o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian marcou leve aumento de 0,4%. O setor de Veículos, Motos e Peças impulsionou a expansão de maio, enquanto o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática foi o único a revelar queda. Confira os dados completos no gráfico abaixo:
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem alguns fatores pontuais que podem ter impulsionado a alta do índice. “O cenário econômico continua instável, afetando o poder de compra dos consumidores e, sendo assim, dificultando a vida financeira dos empreendedores. No entanto, alguns fatores como o saque extraordinário do FGTS e o adiantamento da primeira parcela do 13º podem ter contribuído para o aumento de uma movimentação econômica relacionada ao consumo”.
Variação anual revela estabilidade
A atividade do comércio marcou leve alta de 0,1% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês de 2021. “Apesar do percentual positivo, economicamente falando, esse crescimento deve ser interpretado como uma estabilidade, pois não é uma alta significativa”, explica Rabi. Ainda na análise ano a ano, foi o setor de Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios que teve o aumento mais expressivo, esse de 52,5%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,clique aqui.
Siga o @pinhalportal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.

-
Espírito Santo do Pinhal3 dias atrás
Obras de revitalização da Rua José Bonifácio têm início em Espírito Santo do Pinhal
-
Clima e Tempo8 horas atrás
Temperaturas vão despencar em Espírito Santo do Pinhal nos próximos dias; veja quando
-
Notícias regionais2 dias atrás
Habib’s retorna a Mogi Guaçu após 8 anos com loja inédita junto ao Ragazzo; veja onde fica
-
Economia4 dias atrás
Sabesp inicia campanha para renegociar dívidas antigas com descontos e parcelamento
-
Educação4 dias atrás
Governo de SP destina R$ 1,2 bilhão para modernização de Etecs e Fatecs
-
Eventos2 dias atrás
Sorriso Maroto anuncia fim da turnê “Sorriso Maroto – As Antigas” e se apresenta em Campinas; confira
-
Educação4 dias atrás
Univesp divulga quando sairá o resultado do Vestibular 2025; veja como conferir
-
Turismo4 dias atrás
“Mimos na Estrada” lança edição colecionável de férias com embalagem interativa