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Espírito Santo do Pinhal

Ensino Médio Marista: formação de valores e aprovação em grandes vestibulares

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O Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, as Escolas Champagnat fundamentam o fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

As metodologias e projetos utilizados nas Escolas Champagnat são resultado da experiência da área de Educação Básica do Grupo Marista, que atende mais de 34 mil crianças e jovens atendidos em mais de 40 unidades.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, são aliadas a tradição de ser Marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, jeito Marista de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante Marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Currículo integrado

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.

Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.

Novo Ensino Médio

A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país estão implementando a nova proposta curricular do Ensino Médio. O Grupo Marista constrói uma renovação curricular alinhada com as suas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos adolescentes e jovens.

Com uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a reforma amplia o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais.

Além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os jovens podem optar por seguir alguns dos itinerários formativos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e formação técnica e profissional. Com os itinerários formativos, que devem tomar ao menos 40% da carga horária, os alunos escolhem se aprofundar em alguma dessas áreas, segundo o seu interesse. Na prática, a nova organização curricular se torna mais flexível, enquanto contempla as habilidades e competências da nova BNCC.

Um Ensino Médio qualificado e aprovador faz parte da visão de educação adotada dentro das unidades de ensino das Escolas Champagnat, localizadas em Adamantina, Birigui, Espírito Santo do Pinhal e Presidente Prudente.

Agende uma visita e saiba mais sobre essa visão.

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