Em construção desde abril de 2022, a maior roda gigante da América Latina está sendo instalada no Parque Cândido Portinari (Villa Lobos), na zona oeste da capital paulista e vai ser entregue ainda este ano.
A construção da roda gigante, feita pela empresa São Paulo Big Wheel (SPBW), só foi possibilitada graças às mais de mil toneladas de aço, insumo que garante um adequado funcionamento do equipamento, além de um visual único. Finalizada, a obra terá mais de 91 metros de altura. Só o eixo de sustentação da roda já alcança 50 metros de altura.
Denominada de “Roda São Paulo”, a atração ficará abrigada em uma área de 4,5 mil metros quadrados e faz parte de uma rede de projetos do Governo do Estado de São Paulo que buscam revitalizar a região do Rio Pinheiros. Outras atrações do tipo no país, também montadas com estruturas gigantes de aço, são a Star Foz, em Foz do Iguaçu e a Rio Star, na região portuária do Rio de Janeiro – ambas alcançam a altura de 88 metros.
Os futuros visitantes da “Roda São Paulo” terão 42 cabines de observação, com capacidade para até 10 pessoas cada, contando ainda com ar-condicionado e wi-fi, além de iluminação cênica. Embora a estrutura requeira o uso do maior guindaste rodoviário disponível no Brasil e a montagem esteja sendo realizada por 200 trabalhadores – com todos os cuidados de segurança a fim de não interferir na visitação do parque paulistano – o uso da estrutura de aço também viabiliza que a obra seja entregue ainda este ano.
Mikael Claro Nogueira mora na Consolação, região central São Paulo, e frequentemente passa pela Marginal Pinheiros a caminho do seu trabalho. “Parques de diversão são uma paixão antiga minha, especialmente as rodas gigantes, que me fascinam não apenas pelas suas exuberantes estruturas, mas também pela experiência única nas alturas que elas proporcionam. Tenho acompanhado a construção da Roda São Paulo e pretendo marcar presença na abertura da atração.”
O engenheiro civil Róger de Oliveira, sócio proprietário da Compacta Sul Construtora e Engenharia Ltda, responsável pela execução de montagem da Roda São Paulo, explica que para este tipo de obra é extremamente importante o uso da estrutura de aço, por conta de ser um equipamento de alta precisão, onde toda a montagem é feita em milímetros.
“Outras vantagens que levaram a utilização das estruturas de aço na Roda São Paulo foram a diminuição de seções das peças e a agilidade em questões de logística”, comenta Róger.
O CBCA destaca que todos esses fatores tornam a “Roda São Paulo” um excelente exemplo de como a construção em aço pode fornecer obras de notável magnitude, mas sem perder de vista a funcionalidade, a versatilidade, e principalmente os aspectos de segurança que reforçam o trabalho de todos os envolvidos.
Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.
O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.
Siga o @portaldepinhal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.