Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o clarão que iluminou o céu na madrugada desta quarta-feira (3) foi resultado da explosão de um meteoro. O fenômeno foi visto em várias cidades de SP e MG (veja imagens no final da matéria).
Em entrevista ao g1, José Willians Vilas Boas, da divisão de astrofísica do Inpe, disse que as imagens mostram um meteoro em uma distância menor que a comum da Terra.
“Eles caem na atmosfera e quando chega a 100 quilômetros de distância, por causa da atmosfera terrestre, entram em atrito. Isso unido à velocidade faz com que queimem. Em geral, elas são destruídas a 80 quilômetros de distância da superfície da Terra. O que vimos foi o caso de uma pedra maior, que levou mais tempo para se desfazer e por isso chegou a uma distância menor da Terra. Quando ela se aproximou, o atrito aumentou e explodiu em chamas. Essa explosão é o clarão que vemos nas imagens”, explica José.
De acordo com levantamento do Portal de Pinhal, o clarão foi registrado em: Aguaí (SP), Águas da Prata (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Hortolândia (SP), Rio Claro (SP), Amparo (SP), Pedreira (SP), Campinas (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Bragança Paulista (SP), Guaratinguetá (SP), São João da Boa Vista (SP), Andradas (MG) e Poços de Caldas (MG).
Imagens do meteoro
São João da Boa Vista (SP)
Sorocaba (SP)
Sorocaba (SP)
Pedreira (SP)
Rio Claro (SP)
Hortolândia (SP)
Amparo (SP)
Aguaí (SP)
São Paulo (SP)
Siga o @portaldepinhal no Instagram e no Google News. Participe também do WhatsApp e do Telegram.