Connect with us

Geral

Autorização para concurso da Polícia Civil de SP às vésperas da eleição é medida eleitoreira

Publicado

em

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) classifica a autorização para provimento de 3.500 cargos da Polícia Civil paulista, publicada nesta sexta-feira, 9, no Diário Oficial do Estado, como um passo importante para a reposição do déficit de 15 mil policiais na Instituição. Entretanto, realizar o anúncio no período de campanha ao governo estadual denota um caráter puramente eleitoreiro. Cabe relembrar que na atual gestão, cerca de dois policiais civis deixaram a carreira por dia, de acordo com levantamento realizado pela ADPESP via Lei de Acesso à Informação.

A realização de concursos é cada vez mais necessária, mas deve vir acompanhada de iniciativas que mantenham os policiais na Instituição, como salário digno, formação de excelência e condições de trabalho mais humanas. Conter a evasão recorde na Polícia Civil é urgente!

Há anos, a ADPESP vem alertando sobre o abandono enfrentado pela Polícia Civil: piores salários do país, sobreaviso ininterrupto de até 30 dias, estrutura de trabalho precária em muitas cidades, inexistência de auxílio ou plano de saúde aos policiais, mesmo com números alarmantes de suicídios, falta de perspectiva para promoções, entre outros tantos problemas. Esse grave cenário se torna um terreno fértil para a insatisfação dos policiais, que migram para outros estados ou carreiras.

É inconcebível a letargia dos concursos para a Polícia Civil paulista. Em média, os certames demoram cerca de três anos entre a aplicação da prova e a efetiva convocação para a posse e início da formação. A fim de escancarar esse problema, e buscar uma solução realmente eficaz para redução do déficit de policiais civis, a ADPESP passará a informar cada etapa do concurso em questão, da autorização até a conclusão do curso de formação.

A ADPESP espera que o monitoramento contribua para trazer a verdade à tona, revelando a política de desmonte da Polícia Civil do estado de São Paulo e impedindo que o marketing eleitoreiro se sobreponha aos interesses da sociedade. A população é merecedora de uma instituição policial forte, de estado, independente e valorizada!

Siga o @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.