Economia
Black Friday 2022: Consumidores da Região Sudeste pretendem gastar em média R$ 270
- Pesquisa da Shopee mapeou a intenção de compra de brasileiros e revela que 57% está se planejando para a data
- Dados mostram um crescimento de investimento em itens de necessidade
São Paulo, 18 de outubro de 2022 – A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, realizou uma pesquisa in-app de intenção de compra com seus usuários brasileiros para entender as tendências de consumo para a Black Friday, uma das datas comerciais mais aguardadas do ano. Segundo o levantamento, os consumidores da Região Sudeste pretendem gastar uma média de R$ 270.
Itens de desejo versus Itens de necessidade
Em um comparativo dos resultados desde ano com 2021 quanto aos motivos para as compras durante a data, foi percebido uma queda de 5% para “Itens de desejo” (62%) e um aumento de 4 pontos percentuais para “Itens de necessidade”, representando 29% da pretensão de consumo. Já itens que substituem produtos mais antigos por uma versão moderna aparece com 5% da intenção de compra, seguido por itens para presentear alguém no futuro com 3% . Além disso, é possível observar uma queda de intenção de compra em opções mais caras.
Entre as categorias mais desejadas estão Casa & Decoração (35%), seguida por Calçados (30%) e Roupas Femininas (28%). Já a de Celulares e Acessórios ficou em quinto lugar na lista de desejos (25%), descendo quatro posições do pódio em comparação a Black Friday 2021 em que foi apontada como os objetos mais desejados. Apesar disso, no ranking dos produtos nos quais os consumidores mais querem investir, os dados mostram um crescimento de 187% em Celular e Acessórios, em segundo lugar Eletros e Portáteis com 100% e em seguida Roupas femininas com 53%.
Consumidor atento
Os consumidores estão focados em planejar suas compras para a Black Friday, já que 59% deles afirmam pensar com antecedência para a data. 86% dos respondentes realizam comparativo de preços entre diversas lojas, sites e aplicativos de e-commerce, 83% disseram ainda que comparam as promoções e descontos com outros dias do ano.
Ainda assim, as promoções atraem impactam os consumidores e despertam desejos não planejados, segundo 57% dos respondentes. “As pessoas se programam, fazem comparativos em diferentes lugares, com produtos de diferentes vendedores. Mas isso não impacta a intenção de compra, a grande maioria, 77%, pretende realizar compras na Black Friday 2022”, comenta Felipe Piringer, responsável pelo Marketing da Shopee.
Siga o @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.

-
Clima e Tempo7 dias atrás
Temperaturas vão despencar em Espírito Santo do Pinhal nos próximos dias; veja quando
-
Emprego4 dias atrás
PAT de Espírito Santo do Pinhal divulga novas vagas de emprego nesta segunda-feira (23)
-
Clima e Tempo4 dias atrás
Frente fria derruba temperaturas em Espírito Santo do Pinhal e mínima deve chegar a 4°C
-
Clima e Tempo2 dias atrás
Espírito Santo do Pinhal registra a manhã mais fria do ano; veja quanto os termômetros marcaram
-
Espírito Santo do Pinhal2 dias atrás
Sabesp anuncia R$ 52 milhões de investimentos em Espírito Santo do Pinhal até 2029
-
Economia20 horas atrás
Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Espírito Santo do Pinhal (SP)
-
Geral6 dias atrás
Resultado do Super Minas Cap deste domingo (22/06/2025) – Ganhadores do sorteio
-
Notícias regionais4 dias atrás
Outback doa R$ 20 mil em gift cards ao Centro de Ação Social de Mogi Guaçu (SP)