Economia
Estado de São Paulo cria 27% dos empregos formais do país em 2022
De janeiro a setembro, foram criadas 595,9 mil vagas no estado; Brasil registrou no período 2,1 milhões de vagas
De janeiro a setembro deste ano, o estado de São Paulo gerou 27% dos empregos formais do Brasil. O saldo é de 595.984, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho. O total do país contabilizou 2.147.600 empregos.
A política de geração de emprego e renda do Governo do Estado vai ao encontro da criação de oportunidades. Grande parte das vagas de trabalho está concentrada nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nos últimos três anos foram ofertadas quase 600 mil vagas nas 231 unidades espalhadas em todas as regiões do estado. Além dos PATs, programas de qualificação profissional, como Via Rápida e Novotec, auxiliam na busca por requalificação para o mercado de trabalho.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, as políticas públicas de incentivo à empregabilidade e qualificação profissional são fundamentais para a geração de novas vagas e a recolocação de pessoas no mercado de trabalho formal. “O número de vagas criadas no estado de São Paulo é um reflexo do trabalho realizado nesta gestão, que desenvolveu e impulsionou iniciativas para gerar emprego e renda para a população alinhadas com a atual demanda por mão de obra qualificada.”
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.
No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).
Siga @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.

-
Espírito Santo do Pinhal3 dias atrás
Obras de revitalização da Rua José Bonifácio têm início em Espírito Santo do Pinhal
-
Notícias regionais2 dias atrás
Habib’s retorna a Mogi Guaçu após 8 anos com loja inédita junto ao Ragazzo; veja onde fica
-
Economia4 dias atrás
Sabesp inicia campanha para renegociar dívidas antigas com descontos e parcelamento
-
Clima e Tempo6 horas atrás
Temperaturas vão despencar em Espírito Santo do Pinhal nos próximos dias; veja quando
-
Educação4 dias atrás
Governo de SP destina R$ 1,2 bilhão para modernização de Etecs e Fatecs
-
Eventos2 dias atrás
Sorriso Maroto anuncia fim da turnê “Sorriso Maroto – As Antigas” e se apresenta em Campinas; confira
-
Educação4 dias atrás
Univesp divulga quando sairá o resultado do Vestibular 2025; veja como conferir
-
Turismo4 dias atrás
“Mimos na Estrada” lança edição colecionável de férias com embalagem interativa